Olá, nação tricolor…
Hoje minha homenagem vai para o maior mestre de todos os tempos: TELÊ SANTANA!
Aproveitando que dia 26 de julho ele faria 82 anos se estivesse vivo, uso esse espaço para homenagear o maior técnico de todos os tempos que o nosso SPFC teve.
Telê Santana nasceu em 26 de julho de 1931. Excelente jogador, conhecido como o “FIO DE ESPERANÇA”, porque além de ser magérrimo, jamais desistia de brigar pelas vitórias, mesmo nos momentos mais difíceis, se destacou no elenco do Fluminense em meados dos anos 50. Mas foi como TÉCNICO que ele ficou conhecido mundialmente. Antes de comandar nosso elenco tricolor, Telê comandou outros times e sempre teve sucesso. Embora tenha sido conhecido como “PÉ FRIO” nas Copas de 82 e 86 da seleção brasileira, ele montou uma seleção dos sonhos, mesmo não tendo êxito na conquista das taças… Chegou em 14 de outubro de 1990 em nosso clube, onde era pra ter ficado por três meses, mas ficou por 5 anos e trouxe mais de 10 títulos importantes para o nosso SPFC… Seu primeiro jogo foi contra o São José pelo Brasileirão, com o resultado de 0x0 e seu último jogo ao comando da equipe tricolor foi em 27 de janeiro de 1996, pelo campeonato Paulista, com o Rio Branco, com o resultado de 1×1. Telê fez 410 jogos, sendo 197 vitórias, 122 empates e 91 derrotas durante esses 5 anos.
De “PÉ FRIO” pra “PÉ QUENTE”, inicialmente livrou nosso amado clube brasileiro de um possível rebaixamento a disputar a taça do Paulistão contra o Corinthians, mas só em 1991 ele ganhou seu primeiro titulo pelo Campeonato Paulista. Nesse mesmo ano, conquistou o Campeonato Brasileiro também. No ano de 1992, levamos para a casa mais uma vez a taça do Campeonato Paulista, conquistamos nosso primeiro titulo de expressão internacional, tão almejado na época: A COPA LIBERTADORES, diante do Newell’s Old Boys e conquistamos nosso primeiro Mundial Interclubes, diante do tão temível Barcelona. No ano de 1993, ganhamos mais uma vez a LIBERTADORES, dessa vez diante do Universidad Católica, conquistamos a Supercopa dos Campeões, a Recopa Sul-Americana e mais um MUNDIAL INTERCLUBES diante do Milan. Em 1994, novamente conquistamos a Recopa Sul-Americana… Infelizmente, em 1996, sofreu uma isquemia cerebral, foi perdendo a agilidade e teve de deixar a beira do campo e se transformar em mais um espectador e torcedor são paulino. Telê deixou o cargo de TÉCNICO para o Carlos Alberto Parreira.
No dicionário a palavra “MESTRE” significa: “aquele que ensina, dirige, guia o aprendizado”. Esse foi Telê Santana… Dizer que ele foi o melhor técnico de futebol de todos os tempos seria exagero? Não! E ainda acho pouco… Mais do que um técnico, ele foi um pai: ensinou os jogadores como TOCAR, CHUTAR, COBRAR ESCANTEIOS e FALTAS. Desempenhou seu papel de técnico com DEDICAÇÃO e AMOR, como ninguém. Se preocupava com o caráter de seus jogadores e era totalmente contra violência dentro de campo. Simplesmente um cara que inventava, criava e não errava…
Técnicos existem de monte, alguns até conseguem alguma façanha, mas jamais o mundo vai conhecer alguém como TELÊ SANTANA, porque no dia 21 de abril de 2006, não morreu apenas um técnico, morreu o MESTRE DO FUTEBOL!
Telê Santana se tornou ETERNO na memória dos São Paulinos… A cada nova taça se aproximando no Morumbi, a torcida reverenciava seu maior mestre e ecoava em todo o estádio: “OLÉ, OLÊ, OLÊ, OLÊ… TELÊ, TELÊ”
Abraços! E até a próxima. Nação!
Pâmela
Sigam-me no twiiter: @pamymichelon