Salve, salve nação Tricolor!
Hoje é dia de fazer uma análise sobre a temporada 2022 do São Paulo, é fácil e correto afirmar que a temporada foi medíocre, mas é necessário ponderar que ainda assim superou as expectativas; cheguei a essa conclusão analisando quatro aspectos: elenco, expectativa, resultado e desempenho.
Elenco
Eu entendo que o elenco do São Paulo, no papel e com todo mundo a disposição, ainda é inferior aos plantéis de: Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG, Fluminense e Corinthians; se levar em conta que durante a temporada tivemos o desfalque de vários jogadores importantes que estavam no DM, cito alguns: Arboleda, Nikão, Alisson, Luan e agora na reta decisiva do Brasileirão: Igor Vinícius, Moreira, Diego e Neves; eu entendo que no quesito elenco ficamos abaixo ainda de: América-MG, Internacional, Fortaleza, e talvez até de Santos e Botafogo tamanho o número de desfalques; logo se a expectativa já era baixa, no decorrer da temporada ela despencou.
Expectativa
No início do ano, passado o desespero da temporada 2021 quando o São Paulo teve o pior início de Campeonato Brasileiro de nossa história, vencendo a primeira partida apenas na 10ª rodada e nunca o tricolor esteve tão próximo da Série B; minha expectativa era de uma temporada difícil e o pessimismo foi aumentando quando eram anunciados os reforços; se alguém chegasse em mim e oferecesse: O que você acha de chegar a duas finais, uma semifinal e não correr riscos no Brasileirão? Eu responderia: onde é que eu assino? Pois é, no final chegamos em duas finais, uma semifinal e no Brasileiro terminamos na 9ª posição, logo, o time foi além das expectativas.
Resultado
Chegamos à final do Paulista e da Copa Sul-americana, mas somente porque no caminho não enfrentamos adversários mais qualificados; na decisão do Paulista contra o Palmeiras até surpreendemos na primeira partida: vitória por 3×1, mas o choque de realidade veio no jogo de volta 4×0 na casa do adversário; na Sul-americana a final aconteceu em jogo único, mas o São Paulo não entrou em campo…, perdeu a finalíssima para o Independiente del Valle por 2×0 e foi pouco.
Na Copa do Brasil o São Paulo chegou à semifinal e foi eliminado pelo Flamengo que viria a ser coroado como campeão do torneio, derrotas por 3×1 no Morumbi e 1×0 no Maracanã, já no Brasileiro o tricolor ficou na nona posição com 54 pontos, um ponto a menos do que o Fortaleza que se classificou para a Pré-Libertadores e quatro pontos atrás do Athlético-PR que se classificou direto para a fase de grupos do torneio sul-americano;
Se considerado o elenco e as expectativas, o resultado foi bom, no entanto não podemos dizer o mesmo do desempenho…
Desempenho
Em dois momentos no ano, o time de Ceni teve desempenho que nos remete aos bons momentos do São Paulo: no primeiro jogo da final do Paulista e nas duas partidas das oitavas de final da Copa do Brasil, em ambos os casos enfrentando o Palmeiras, no mais, desempenho pífio.
No campeonato Paulista o tricolor eliminou o Corinthians na semifinal e na final venceu a primeira e perdeu a segunda contra o Palmeiras.
Na Sul-americana o time foi muito bem na fase de grupos e nas oitavas, nas quartas teve muita dificuldade e só superou o time do Ceará nas disputas de pênaltis, na semifinal contra o Atlético-GO a mesma coisa, passamos nos pênaltis (Ceará e Atlético-GO foram rebaixados no Brasileiro) e na final perdeu para o Independiente del Valle jogando muito mal.
Na Copa do Brasil o São Paulo fez uma campanha razoável até as oitavas, quando na superação eliminou o Palmeiras, na sequência passou pelo América-MG com uma vitória por 1×0 no Morumbi e um empate, 2×2 na casa do adversário e na semifinal levou um passeio do Flamengo: duas derrotas.
No Campeonato Brasileiro o São Paulo chegou muito próximo de conseguir bater sua meta que era se classificar para a Copa Libertadores, ficou há um ponto de conseguir, mas o excesso de empates na competição: 15 (só o Ceará empatou mais) tirou do tricolor as chances de disputar o torneio sul-americano, e vale lembrar que oito equipes se classificaram para o torneio e nós não conseguimos.
Conclusão:
Em apenas dois momentos na temporada tivemos um time que representasse o São Paulo, no mais: partidas medíocres em jogos decisivos, classificações difíceis contra adversários fracos e a maioria das vitórias aconteceram por acertos de Ceni nas escalações iniciais e superação de alguns atletas, não se viu em nenhum momento da temporada um time no qual se poderia confiar, a lembrança que fica para o torcedor é de frustração. Por isso eu considero a temporada, medíocre pelo futebol apresentado, mas além da expectativa, pois eu esperava um resultado bem abaixo do conseguido.
Fiquem bem.
Siga no twitter: @guine_spfc