Salve, salve nação Tricolor!
Faltam dois dias para a estreia do Tricolor no Paulistão e para o início da temporada 2023, mas o jogo já começou, Rogério Ceni hoje, em entrevista, cumpriu a promessa de deixar muito claro para o torcedor o que esperar de 2023 e vou fazer um apanhado do que achei mais importante na entrevista:
Reformulação:
Segundo palavras do técnico é preciso coragem para fazer uma reformulação: chegam jogadores não consagrados, vindo de equipes menores, de locais onde o futebol não é tão difundido como no Brasil e ele comenta que são riscos que se corre para ajudar o clube a diminuir as despesas.
Confirma que o clube conseguiu botar em dia a situação financeira dos atletas, que reduziu a folha de pagamento em torno de 45 milhões por ano, o que é significativo e com as chegadas o São Paulo vai ter um custo menor em torno de 20 a 25 milhões ano em relação ao ano passado.
Contratações:
Segundo Ceni, ao contrário os adversários que já são SAF ou tem situação financeira melhor, o São Paulo está fazendo contratações modestas, acreditando no trabalho coletivo, talvez seja onde o clube pode se superar… informa ainda que o time não tem a cara do Rogério, mas é seu rosto que estampa todas as notícias, reitera as dificuldades e diz que não vende sonhos, fala a realidade, não necessariamente o que o torcedor quer ouvir, mas a realidade.
Ceni pondera que com a venda do Léo, um pedido da direção, e que o jogador já tinha demonstrado interesse de sair no ano passado e agora com a venda do Patrick; o valor que o clube investiu em contratações é menor do que o recebido com a venda dos dois.
Segundo o técnico ainda faltam três peças para que ele tenha um elenco equilibrado: lateral esquerdo, o substituto para o Calleri e no mínimo mais um jogador de velocidade; pois ele não considera Pedrinho e Rato velocistas, ao contrário do que muita gente pensava, o meia de criação não está entre essas carências segundo o treinador.
Objetivo:
Segundo Ceni, o objetivo é ser competitivo, mudar a característica do time do ano passado, diminuir a folha de pagamento e fazer um time com vontade de vencer e o êxito nessas metas vai depender muito desses últimos três reforços que estão por vir.
Ceni falou ainda sobre Lucas e David: sobre Lucas, que ele diz ser seu amigo, diz que não é hora de iludir o torcedor, que ele até pode vir um dia, mas não agora… Sobre David, passou a ideia de ser fundamental para suas pretensões um jogador com essas características.
Opinião:
Eu gostei da sinceridade de Ceni, por não vender ilusões… mostra que o objetivo da atual gestão é mesmo sanar as finanças do clube, que pretende montar um time competitivo, com características diferentes do time de 2022, gostei também de ele assumir que os insucessos nas finais disputadas no ano passado foram por falhas dele e do elenco e não por fatores extracampo. Eu acredito em uma temporada igual à ultima, da mesma forma que Ceni não vende, eu também não compro ilusões, o ano será difícil.
Fiquem bem.
Siga no twitter: @guine_spfc