Blog
do
Guine

COMO USAR TODOS AO MESMO TEMPO?

Salve, salve! Nação Tricolor.

 

Hoje quero falar sobre a possibilidade de Dorival escalar, ao mesmo tempo, as quatro “estrelas” do elenco atual, o grupo que alguns já chamam de “quadrado mágico” e que é composto por: Lucas, Calleri, James Rodriguez e Luciano.

 

Por óbvio, estou tratando de um cenário em que os quatro estejam disponíveis e bem fisicamente; e que o técnico possa escalar todos ao mesmo tempo, afinal se for para alguém ficar no banco e entrar no decorrer da partida não existe quadrado, correto? Vamos lá:

 

Calleri não tem discussão, é titular absoluto e o único do elenco que tem características de centroavante; facilita a vida do técnico seja ele quem for, afinal é Calleri ou Calleri ali na nove.

 

Luciano é segundo atacante que não joga pelas pontas, sua principal característica é voltar para buscar a bola, praticamente um meia de criação, embora ele tenha dito que enfrentou dificuldade para jogar assim no time do Ceni, seria em tese um falso dez e ao mesmo tempo segundo atacante.

 

James atuaria na posição de terceiro homem do meio campo, função que exige marcação; quem normalmente faz isso no time de Dorival é Nestor ou Araújo; James por característica não marca, mas é craque e titular se jogar 50% do que pode, logo precisaria de ter a seu lado jogadores que marquem por ele.

 

Pelo que vi nesses primeiros jogos do Lucas, reparei que ele e Luciano jogam na mesma faixa do campo, sendo que Lucas se saiu melhor que o nosso dez. Imagino que com Luciano em campo, Lucas teria que jogar como um ponta fixo pela direita, voltando para marcar o lateral adversário, o que a meu ver é um desperdício.

 

Para escalar os quatro, Dorival vai ter que mexer na estrutura do time que hoje está encaixado praticamente em um 4141 com: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia; Alisson, Nestor, Luciano e Rato; Calleri.

 

Sairia Nestor para a entrada de James e Rato para a entrada de Lucas, e como eu disse antes perderíamos em marcação com James (não que Nestor marque muito, mas marca…), e Lucas de ponta seria um desperdício, logo, se fosse eu o treinador os quatro não jogariam juntos de início, Luciano brigaria por uma vaga com Lucas.

 

Para funcionar os quatro eu acho que seriam necessários dois volantes que marquem muito e dois laterais que marquem bem e não subam muito ao ataque, na questão dos volantes até temos opções no elenco, mas nas laterais não.

 

É possível que esse momento não chegue, afinal estamos em três competições, James ainda por se recuperar fisicamente, existe a questão de lesões, cartões, etc., mas gostei de fazer esse exercício e mesmo aqui de fora entender a dificuldade que o técnico tem, mas tenho certeza que se necessário, Dorival vai encontrar uma forma de todos jogarem juntos se for o caso.

 

Claro que tem aquele simplista que vai dizer: “Jogador de qualidade tem que jogar, o técnico que se vire, etc., etc.”, mas na prática é outra coisa…

 

Fiquem bem.

 

Guine

Siga no twitter:

Curtiu esse Conteudo? Compartilhe!!!

Guine

Agente de viagens por profissão, blogueiro por opção; analises sincéras, mas nada isentas quando o assunto é São Paulo Futebol Clube.

Fale com o Blog