Salve, salve nação Tricolor!
Hoje, aproveitando os últimos resultados do São Paulo como referência, quero escrever sobre algo que venho falando em minhas redes sociais; sobre o que acho que pode ser o grande diferencial do São Paulo de Rogério Ceni.
Em primeiro lugar é preciso falar sobre o elenco que Ceni tem nas mãos; o elenco é bom, nada mais do que isso; elenco para brigar pela primeira página da tabela do Brasileirão, lutar por uma vaga na Libertadores de 2023, vejo pelo menos seis em nossa frente e outros, com elencos parecidos, mas mais entrosados.
Isto posto, as possibilidades do São Paulo para 2022 seriam: Primeiro fazer uma campanha honesta e sem susto no Campeonato Brasileiro, segundo tentar uma vaga na copa Libertadores do próximo ano e por último, menos provável, mas sempre possível; tentar um título entre os três que disputamos.
Aí vem o diferencial do São Paulo de Rogério Ceni: o rodizio de jogadores; pratica pouco usada no Brasil e rechaçada pela maioria dos jogadores o rodízio vem dando certo, basta ver que em uma semana o São Paulo estreou em duas competições com dois times completamente diferentes e venceu os dois jogos.
No jogo da Sul-americana sentiu um pouco a falta de entrosamento, mas na maioria dos casos não de ritmo de jogo, afinal todo mundo joga nesse rodízio e o melhor: mesmo atuando com 11 reservas o time sabia como jogar, as mudanças na forma de jogar se deram pelas características dos jogadores, pela intensidade do jogo, mas a forma de jogar é a mesma.
Vejo duas grandes vantagens nesse sistema implantado por Ceni:
A primeira é que todo mundo joga, salvo três ou quatro posições temos hoje 18 titulares; logo a falta de um jogador seja por lesão, cartão ou seleção, não é tão sentida, e isso se aplica a várias posições.
A segunda e talvez a mais importante: com o rodízio de jogadores as chances de lesões diminuíram, Ceni pode montar o time de acordo com a condição física dos atletas e todos os jogadores estão bem fisicamente e prontos para entrar em campo quando chamados.
Penso que esse sistema de rodízio funciona porque o técnico é o Rogério Ceni e ele tem apoio e aval de Muricy, afinal se fosse outro treinador que deixasse no banco: Volpi, Reinaldo, Miranda, Arboleda, Luan, Nikão, Luciano e Rigoni certamente já estaríamos lendo que o “técnico perdeu o vestiário”.
O sistema aplicado por Ceni e aceito pelos jogadores pode ser o grande diferencial do São Paulo, pode credenciar o time que em tese, briga para se manter na parte de cima da tabela e não sofrer como em 2021 quando lutou para não cair, a quem sabe, ganhar um título… o sucesso do rodízio e a melhora técnica de alguns jogadores nos permitem sonhar.
Fiquem bem.
Siga no twitter: @guine_spfc