Blog
do
Guine

O SEGREDO DE CRESPO NO SÃO PAULO

Salve Nação Tricolor!

 

O sucesso do São Paulo de Crespo não é obra do acaso, o técnico argentino trabalha basicamente com os jogadores que Diniz trabalhava, sim, ele recebeu alguns reforços; mas o time base é formado por jogadores que já estavam no São Paulo, então por que tanta diferença?

 

Tudo começa no dia 25 de fevereiro de 2021, quando com gol de Pablo aos 58 minutos o São Paulo vencia o Flamengo, que se tornaria campeão Brasileiro, e assim garantia a classificação para a fase de grupos da Libertadores.

 

Crespo ao chegar recebeu um time pronto, afinal ninguém chega à ponta do Campeonato Brasileiro por acaso…; com alguns reforços por chegar e não precisaria disputar a fase de Pré-Libertadores, mas ainda faltava algo fundamental para a montagem de seu time: uma pré-temporada para conhecer o elenco e trabalhar seus conceitos.

 

Isso foi resolvido quando o governo de São Paulo interrompeu o futebol no estado, o São Paulo jogou no dia 13 de março, derrota para o Novorizontino por 2X1, e só voltaria aos gramados no dia 10 de abril, quando venceria o São Caetano e começaria essa série espetacular de 7 vitórias em 7 jogos.

 

Nesse período Crespo conheceu o elenco, estudou formações, viu a garotada em campo e “trocou figurinhas” com Muricy; alguns jogadores foram dispensados, outros valorizados e o resultado é um time que passa confiança para o torcedor e tem o respeito dos adversários.

 

No extracampo, esses acontecimentos foram fundamentais para o início avassalador do técnico argentino no São Paulo, já dentro das 4 linhas, vou enumerar o que penso ser o diferencial de Crespo:

 

  • De início não mudou muito a forma de jogar, tentou fazer o elenco se adaptar a seu estilo de jogo enquanto se adaptava às características do elenco;

 

  • Mudou o esquema de jogo, sim o sistema 3-5-2 ou 3-4-3, são os preferidos dele, mas a verdade é que nosso elenco clamava por isso, basta analisar as características dos alas e jogadores de meio-campo;

 

  • Roda o elenco com inteligência e utiliza todas as alterações nos jogos, assim promove uma leal e intensa briga por posições e dessa forma consegue ter dois ou três times que jogam do mesmo jeito;

 

  • Trabalha pela recuperação de atletas como Rojas, Pablo e Vitor Bueno; na afirmação de outros como Igor Gomes e Daniel Alves, lança no time garotos como Talles e Galeano e ao mesmo tempo mostra para quem está chegando, caso de Benitez; Éder, etc. que são importantes para o elenco… Existe maneira mais inteligente de se “ganhar” o elenco?

 

De modo geral Hernán Crespo fez o simples: adaptou o esquema de jogo ao elenco (e não o contrário como fazem por aqui), usa cada jogador em sua posição de origem para assim poder tirar o máximo de todos, promove uma intensa e saudável disputa por posições, todos sabem que terão oportunidades, enfim: Crespo até aqui faz o simples, o que, no Brasil tem se tornado um “feito e tanto”, e esse é o segredo do São Paulo.

 

Até onde vai o sucesso do Argentino? Impossível prever, afinal estamos falando de futebol, e o futebol ao mesmo tempo que é simples se torna complexo, pois ainda que se faça um trabalho espetacular você está sujeito à: contusões, equívocos da arbitragem, e muitas situações que podem influenciar no resultado.

 

O fato é que estamos no caminho certo; há muito tempo não se via um início de trabalho tão promissor, e isso não só na possibilidade de conquista de títulos, mas também na formação de jogadores, temos um “expressinho” de novo.

 

Abraço aos amigos,

 

Fiquem bem.

 

Guine

Siga no twitter: 

Curtiu esse Conteudo? Compartilhe!!!

Guine

Agente de viagens por profissão, blogueiro por opção; analises sincéras, mas nada isentas quando o assunto é São Paulo Futebol Clube.

Fale com o Blog