Ressurreição

Reinicio

“O São Paulo Futebol Clube, fundado na cidade de São Paulo, onde tem foro e sede, em 16 de dezembro de 1935, preservador das glórias e tradições do São Paulo Futebol Clube, da Floresta, o qual foi fundado em 25 de janeiro de 1930 e extinto em 14 de maio de 1935, é uma Entidade de Prática Desportiva, constituída na forma de associação civil sem fins econômicos com prazo de duração indeterminado e que tem total autonomia de organização e funcionamento, de conformidade com o inciso I do artigo 217 da Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 05/10/1988. O dia 25 de janeiro é considerado data magna do São Paulo Futebol Clube, em homenagem à primeira partida oficial de futebol do Clube.”

Artigos iniciais do atual Estatuto do São Paulo Futebol Clube.

Manoel do Carmo Meca, Cid Mattos Viana, Francisco Pereira Carneiro, Éolo Campos, Manoel Arruda Nascimento, Izidoro Narvaes Caro, Francisco Ribeiro Carril, José Porphyrio da Paz, Eduardo Oliveira Pirajá, Frederico Antônio Germano Menzen, Francisco Bastos, Sebastião Portugal Gouvêa, Dorival Gomes dos Santos, Deocleciano Dantas de Freitas e Carlos A. Azevedo Salles Júnior.

Ao todo, quinze homens que não deixaram o sonho do torcedor são-paulino desaparecer ao se encontrarem no escritório do advogado Silvio Freire, na Rua Onze de Agosto – atual Praça da Sé -, para perpetuarem o renascimento do São Paulo Futebol Clube. Outros 73 tricolor assinaram, posteriormente, a ata de fundação datada de 16 de dezembro de 1935.

Manoel do Carmo Meca foi eleito o primeiro Presidente, e a diretoria foi composta da seguinte forma: Vice-Presidentes: Alcides Borges, Francisco Pereira Carneiro; Secretário: Luiz Felipe Paula Lima; 1º Tesoureiro: Manoel Arruda Nascimento; 2º Tesoureiro: Izidoro Narvaes; Diretor Geral de Esportes: Tte. José Porphyrio da Paz; Representante junto a Liga Paulista: Frederico Antônio Germano Menzen.

Daquele clube que antes veio ao mundo em berço esplêndido, somente a Fé restara. A fé que, degrau por degrau, escalou o Mundo, conquistando honras muito maiores que as glórias do passado. Do reinício, no fundo de um porão alugado na Praça Carlos Gomes – a sede do clube de 1936 à 1937 -, ao Tricampeonato Mundial Interclubes, em 1992, 1993 e 2005.

A jornada iniciou-se em 21 de janeiro de 1936, no primeiro treinamento da nova equipe, que agora não contava com jogadores de renome ou grandes promessas. Na Rua da Moóca, um sonoro 7 a 3 contra o CA Paulista. Dois dias depois, novo coletivo e uma auspiciosa vitória por 3 a 2 sobre o Palestra Itália, no Parque Antárctica.

Era chegada a hora da estreia oficial. 25 de janeiro de 1936: a cidade festejava seu aniversário, enquanto o clube se preparava para entrar em campo. Faltava, entretanto, autorização municipal para promover evento paralelo às festividades oficiais. Correu então o fundador Porphyrio da Paz para obter a certificação necessária junto ao Secretário da Educação, o Dr. Cantídio Campos. A liberação veio prescrita em um receituário médico do doutor.

Tudo certo fora das quatro linhas. Dento de campo, a partida realizada no Parque Antárctica contra a Associação Atlética Portuguesa, de Santos, terminou com vitória do São Paulo, por 3 gols a 2. A honra do 1º gol do Tricolor refundado coube a Antônio Bertoletti, o Antoninho.

SÃO PAULO Futebol Clube 3 X 2 Associação Atlética PORTUGUESA

25.01.1936
Amistoso Nacional

São Paulo (SP) Estádio Palestra Italia (Parque Antarctica)

SPFC: King; Ruy e Picareta; Ferreira (Julio Colosso), José e Segoa; Antoninho, Hermenegildo Gabardo, Juca (Gutiérrez), Carazzo e Paulinho.

Técnico: Armando del Debbio

Gols: Antoninho, 5/1; Carazzo, 8/2; Carazzo, 20/2

AAP: Ratto; Romeu e Teixeira; Del Popollo, Archimedes e Argemiro; Vega, Armandinho, Orlando (Franco II), Tim e Gildo.

Técnico: Desconhecido

Gols: Ruy (contra), 43/1; Franco II, 20/2

Árbitro: Heitor Marcelino Domingues

Público: 3.000 pagantes

Fonte:

http://www.saopaulofc.net/spfcpedia/a-historia-do-spfc/reinicio/