Em época de Copa do Mundo, é difícil competir pela atenção dos fãs de futebol, especialmente com tantos grandes jogos acontecendo. Portanto, nada mais natural do que bandas tentarem aproveitar o “clima de Copa” a seu favor. A seguir você confere alguns exemplos bem sucedidos da fusão rock e Copa do Mundo 2014.
Nas bancas
A Roadie Crew, principal revista de rock do país, dedicou sua edição de junho ao tema “futebol e rock’n’roll”, com entrevistas e uma série de curiosidades sobre bandas cujos membros se identificou com futebol e jornalistas e jogadores que amam rock’n’roll.
Para a torcida são-paulina, o destaque é a entrevista de três páginas com o tricolor Andreas Kisser (guitarrista do Sepultura) falando do seu amor pelo São Paulo FC e também uma matéria com Ivan Busic (Dr. Sin) falando do mesmo tema. Além disso, há entrevistas com os ex-jogadores e ídolos tricolores Zetti e Ronaldão, ambos fãs de rock’n’roll. Imperdível!
A gravadora NUCLEAR BLAST tem publicado em seu canal do Youtube uma série de vídeos com membros de seu cast escalando sua “seleção do metal”, escolhendo 11 músicos para ocupar as posições de um time de futebol e justificando suas escolhas. Bandas com TANKARD, SUICIDE SILENCE, DEATHSTAR, entre outros, Já participaram da brincadeira escalando seus times:
Vestindo a torcida
Já é tradição algumas bandas lançarem camisas inspiradas em futebol. O Iron Maiden é uma das bandas mais identificadas com essa proposta e renovou sua tradicional coleção, que inclui até bola personalizada com o mascote Eddie:
Mas outras bandas como o MOTORHEAD também colocaram camisas alusivas ao mundial, com camisas alusivas as cores de diferentes seleções:
No Brasil, algumas bandas independentes como a banda de heavy metal Tchandala também aderiram à onda “verde amarela”, já preconizada por outras grandes bandas como Sepultura e Angra:
Na Torcida
O lendário baixista e vocalista Glenn Hughes, que marcou época com o Deep Purple, gravando clássicos como Stormbringer e Burn, deixou de lado a divulgação do álbum de estreia de sua nova banda CALIFORNIA BREED para acompanhar no Brasil os jogos da seleção da Inglaterra, entre outros. Hughes é apaixonado por futebol e torcedor do Wolwerhampton da Inglaterra. E você pode acompanhar as aventuras dele no Brasil pelas redes sociais.
Velhas Virgens ‘Rumo ao Hexa’
A banda Velhas Virgens lançou pouco antes do mundial duas músicas de incentivo à seleção brasileira. A primeira A primeira das músicas é “Ganha essa Copa, Brasil” e é uma canção de incentivo com a equipe brasileira com direito à cornetadas em Felipão e até no Papa argentino:
Já a segunda, “Maracanazo nunca mais”, lembra a histórica derrota brasileira em 1950 que consagrou o Uruguai como bicampeão mundial:
Rivalidade
O jornalista e locutor esportivo Celso Cardoso (TV Gazeta) está prestes a lançar seu segundo álbum como cantor e o primeiro single divulgado, “Cala a boca Maradona”, explora a rivalidade futebolística entre Brasil e Argentina:
Hino Oficial da Copa
O rock passou longe das músicas oficiais da Fifa. A única presença roqueira na seleção de artistas “convocada” pela Sony é o guitarrista Carlos Santana, que contribuiu na faixa “Dar um jeito” (We will find a way), escolhida como hino oficial da Copa e que deverá ser executada na cerimônia de encerramento da Copa:
Na contramão
Por fim, não poderíamos deixar de lado quem se posicionou criticamente contra à Copa, como a banda Confronto, que lançou uma camiseta ‘anti-Copa’:
Como pudemos ver, a tabelinha rock & futebol é sempre muito rica! Forte abraço e uma grande Copa a todos!
Jean Miranda