Confesso que ia publicar outro post essa semana, mas dado o clima gerado pela manifestações dos últimos dias, achei que seria propício relembrar alguns clássicos do rock nacional que poderiam muito bem ser trilha sonora das imagens de guerra dos últimos dias. Se por um lado, há que se lamentar os excessos, por outro a que se louvar que em meio a tanta canalhice que vemos nesse país a população, e em especial a juventude, sempre descrita como alienada acorde de sua letargia e faça ouvir sua voz.
Assim segue uma lista com 15 músicas de bandas de vários estilos que não fecharam os olhos para a realidade do país em que vivem:
1. Pânico em SP – Inocentes
Clássico da banda punk paulistana que poderia muito bem ser a trilha sonora do noticiário dessa semana:
2. Geração Coca-Cola – Legião Urbana
Apesar de ter nascido no ‘coração da besta’, como descrito no filme “Somos tão jovens”, a Legião gravou vários hinos do “rock de protesto” . “Geração Coca-Cola”, música que critica o colonialismo cultural, é um deles:
3. Que País é esse? – Legião Urbana
Talvez o maior hino de indignação já escrito, simples e direto:
4. Plebe Rude: Até quando esperar
Outra banda da geração anos 80 de Brasília. Letra fantástica que questiona “Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração?”Com certeza, enterrada em algum elefante branco da Copa-2014…
5. Saquear Brasília – Capital Inicial
Admirável a atitude do Capital Inicial em voltar às origens e gravar uma música como essa, de seu mais recente álbum “Saturno”. Quando o universitário vira sertanejo monossilábico e a bundalização da nação iniciada pelo axé nos anos 90 se consolida com o funlk, pelo menos uma banda de grande apelo na mídia teve coragem de sair de sua zona de conforto e provocar:
6. Sepultura – Polícia
Clássico dos Titãs que trata da repressão policial e que o Sepultura regravou para a trilha sonora do filme “Demônios da Noite”. Particularmente, vejo os policiais em situação delicada nesses momentos, afinal “defendem o pão” e cumprem ordens. Se a polícia é mal preparada, aí cabe questionar também quem os deveria treinar adequadamente.
7. Titãs – Vossa Excelência
O Titãs pode ter perdido um pouco de seu espaço, mas jamais perderá a relevância, já que apesar de umas bobagens na carreira, nunca abandonou completamente o lado crítico. Uma espetacular ode à classe política brasileira:
8. Ratos de Porão – SOS País Falido
Faixa do clássico álbum “Brasil”, de 1989, cujas letras como o próprio nome sugerem, retratavam as ‘eternas’ mazelas da nação:
9. Calibre 12 – Vítimas da Podridão
Quando era adolescente adorava essa música. Um dos grandes méritos do punk rock é a capacidade de abrir a cabeça da molecada para questões essenciais. Música e discurso diretos. Muito bom!
10. Patrulha do Espaço – Pátria Amada
Representando o ‘rock clássico’, uma faixa de uma das mais importantes bandas do rock nacional, ainda nem sempre reconhecida como tal:
11. Ultraje a Rigor: Filha da Puta
“Morar nesse país é como ter a mãe na zona”. Precisa falar mais?
12. Ultraje a Rigor – PQP Brasil
Mais uma do Ultraje, dessa vez uma marchinha que descreve bem a nossa situação atual:
13. Aluga-se – Raul Seixas
Como diria Raul, “a solução é alugar o Brasil”. E não é que alugamos mesmo? Eis aí a Copa do Mundo que alugamos para Fifa, mais uma prova de quanto o ‘maluco beleza’ nem era tão maluco assim…
14. Cazuza: Burguesia
Cazuza fazendo um ‘mea culpa’ de sua condição privilegiada e mandando um “a burguesia fede” logo de cara. Não a melhor, mas a talvez a mais corajosa letra de Cazuza e faixa título de seu último álbum solo:
15. Capital Inicial: Despertar dos Mortos
Por fim, um acréscimo tardio: música da banda “Aborto Elétrico”, precursora do Legião Urbana, que alerta para o dia em os “mortos irão despertar”. A julgar pelas manifestações, a questão é se de fato esse dia já chegou…
Certamente algumas outras preciosidades ficaram de fora. Então, colabore deixando suas sugestões nos comentários!
Jean Miranda
Twitter: http://twitter.com/jean_miranda
Mais sobre futebol e Rock’n’Roll também no meu blog: http://blog-na-mira.blogspot.com.br/