Salve Nação Heavy metal
O Picture foi uma daquelas bandas que conheci no auge da safra de bandas que invadiram o mundo na sua maioria vindas da inglaterra em meados de 80, bem quando apareceram aqueles discos que se tornaram especiais na minha memória como “The Power and the Glory” do Saxon, “Killers”, “The Number of the Beast” e “Piece Of Mind” do Iron, “Overkilll” do Motor, “Manowar” do Manowar, o primeiro do Ozzy, o Diary, o Bark at the Moon, “Narita” do Riot, “See you in Hell” do Crossfire, “Spellbound” do Tygers of pan Tang”, “All for One” do Raven, “Night of the Demon” do Demon, “Screaming for vengeance” do Judas, “Mob Rules”, “Heaven and Hell ” e “Born Again” do Sabbath, “Court in the Act” do Satan, “Night of the Blade” do Tokyo Blade, “Power of the Night “do Savatage,”Virgin Killer” do Scorpions… ou seja aquela penca de discos que faziam a cabeça da meninada na época ,a lista é muito maior que essa.
Descobri o Picture “Eternal Dark” catando as novidades de Heavy na saudosa loja “Galeria do Rock” em São `Paulo, na real eu ia levar mesmo o “Shout at the Devil” do Motley Crue, mas a capa do quarto album dessa banda Holandesa me chamou a atenção, aquela caveira massa só podia conter um puta disco legal e acabei levando os dois e o “Picture” hoje ainda é um dos discos que guardo com maior carinho na minha coleção, porque era realmente cool.
–
O “Picture” levou a fama de ter sido a primeira banda holandesa de heavy metal, surgiram em 1979 e logo suas performances se tornaram muito populares na Alemanha , Itália , México e Japão.
–
O culto em torno deles se alastrou muito abrindo turnes do ACDC, Ted Nugent e o Rose Tattoo.
–
A aclamação publica fez com que asinassem contrato com a gravadora Warner, logo reinscindido porque a gravadora queria reformatar o som da banda para algo mais pop fazendo com que acabassem no selo Backdoor records.
–
Apesar do album “Diamond Dreamer” ser apontado como o melhor da banda, algumas mudanças surgiram em sua formação para a gravação do album seguinte ,o meu predileto “Eternal Dark”.
–
O vocalista Pete Lovell foi recrutado, juntamente com um segundo guitarrista, Henry van Manen dando inicio á uma nova fase na banda, um Picture mais técnico e menos pesado para os fans, mas ao meu ver muito longe de ser menos legal ,mas o publico não viu com bons olhos, vai saber porque, talvez pela chegada das novas bandas mais agressivas vindas dos Estados unidos.
–
A formação rompeu-se por completo, por falta de direção,ficando a cargo do baixista Rinus Vreugdenhil tocar sozinho o projeto da banda, mas durante seus tres albuns seguintes o cara não segurou a parada direito, a banda acabou taxada de comercial e até de hair metal, uma blasfemia para oas fieis seguidores.
–
A formação original tentou seu primeiro reencontro em 88, a quimica estava lá ,mas o valor exorbitante cobrado por seu empresario na época fez com que a banda não passasse do show da reunião.
–
Em 2007 eles reuniram-se novamente com Pete Lovell nos vocais e fizeram alguns shows pela Holanda sendo muito bem aceitos.
A partir de 2008 a formação caiu na estrada em definitivo e um novo album foi gravado “Old Dogs, New, Tricks”, lançado em 2009 com otima repercussão, 30 anos após o começo da banda.
–
Em dezembro de 2009 Jan Bechtum anunciou sua saida e em 2010 Rob van Enkhuizen também, sendo substituido por Gert Nijboer.
–
Nos últimos anos, bons álbuns: “Old Dogs New Tricks” de 2009 e “Warhorse” de 2011. Com os remanescentes Lovell (vocal), Rinus Vreugdenhill (baixo) e Laurens Bakker (bateria), a chama permanece acesa e será trazida pela primeira vez para incendiar os fãs sulamericanos em 2014!
–
Uma pequena mostra da banda em ação nesta última turnê , promovendo o álbum de 2011 denominado “Warhorse” pode ser conferida a seguir:
Sobe o som, pois é Heavy metal de ótima qualidade!
Eternal Dark
http://youtu.be/qTY7XIqa5S8
Griffons Guard the Gold
http://youtu.be/7e-jQCT0jzo
Make You Burn
http://youtu.be/HBYHezB9-Ug
Battle for the universe
http://youtu.be/8bMkKQKxuHo
The Blade
http://youtu.be/x3_QsXqZTq4
Tell no Lies
http://youtu.be/hfrnFLvVKKc
Até semana que vem!