Zetti: 50 anos de futebol e rock’n’roll

Acervo SPFC
Zetti: Goleiro Rock’nRoll

Hoje é aniversário de 50 anos de Armelino Donizeti Quagliato, ou simplesmente ZETTI, um dos maiores goleiros da história do Futebol Brasileiro e do São Paulo Futebol Clube, nascido em em 10 de janeiro de 1965, em Porto Feliz, interior de São Paulo. Além de títulos e glórias dentro de campo, Zetti também tem a qualidade de ser um apreciador do bom e velho rock’n’roll.

Carreira

Zetti começou em um rival, mas o destino reservara suas maiores conquistas para um certo clube de três cores…

Zetti começou no Guarani para logo se transferir para o Palmeiras, onde (após idas e vindas ao futebol paranaense) foi titular de 86 a 88. No entanto, uma fratura na perna o fez ficar 8 meses fora dos gramados e quando voltou, havia perdido a posição de titular, o que ocasionou a sua saída do clube.

Zetti defendendo pênalti na final da Libertadores 1992

 

Em 1990, Zetti foi contratado pelo São Paulo FC, clube no qual, sob o comando de Telê Santana, conquistou tudo que era possível: Brasileiro (1991), Paulista (1991/1992), Libertadores e Mundial de Clubes (1992/1993). Nesse vídeo, uma sequência espetacular de defesas mostra como Zetti foi importante nessas conquistas:

 

As grandes atuações pelo Tricolor o levaram à seleção brasileira, com qual sagrou-se Campeão Mundial em 1994, sendo reserva de Taffarel.

Em 1996, o goleiro foi para o Santos FC, onde também foi vencedor, conquistando o Torneio Rio-São PAulo em 1997 e a Copa Conmebol em 1998.

Zetti no time do litoral. Mais títulos no currículo, mas sem a mesma grandeza dos conquistados no Morumbi.

Antes de encerrar a carreira, Zetti ainda passou por Fluminense, União Barbarense e Sport, para depois lançar-se na carreira de treinador. Abaixo um ‘fan-video’ com defesas memoráveis de Zetti pelo Tricolor:

Preferências Musicais

Zetti na Kiss FM

As bandas favoritas de Zetti são Led Zeppelin, AC/DC e Black Sabbath, mas há espaço para Nirvana e Iron Maiden, conforme mostra o playlist com suas 10 músicas favoritas postado em seu site oficial, em uma atualização em ocasião do “Dia do Rock” (clique aqui para ouvir)

Em 1998, quando atuava no Santos, Zetti inclusive chegou a receber a visita de Janick Gers e Dave Murray no CT do Santos F.C.:

Essa foto só está aqui por motivos de IRON MAIDEN. Ignorem as cores e o emblema.

Para encerrar, “Jump”, do Van Halen, um clássico do Rock’n’Roll que tem tudo a ver com a vida de goleiro e está entre os favoritos de Zetti:

Referências:

Zetti – Site Oficial: http://www.zetti1.com.br/

Publicado originalmente em: http://blog-na-mira.blogspot.com.br/2013/01/futebol-rocknroll-zetti.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.