Saudações Nação Tricolor!
Semana começando pesada! Em 4 dias sofremos duas derrotas pesadas, que tornaram a missão de passar de fase na Copa do Brasil e chegar à final do Campeonato Paulista, missões Herculanas! Não digo impossíveis porque no futebol o impossível já aconteceu muitas vezes, e nada impede de o São Paulo acertar um ou até mesmo dois jogos excelentes e sair dessa situação difícil!
–
Desde quinta o que vem sendo comentado é a questão da queda de desempenho que o time do São Paulo teve no confronto contra o Cruzeiro e o mesmo discurso foi usado ontem após a derrota para o Corinthians.
–
Vamos ao ponto chave das discussões que eu presenciei em grupos de whatsapp e nas redes sócias, e também foi ponto de debate entre eu e meu grande amigo e parceiro de idas ao Morumbi, Bruno. Esse ponto chave é a não variação tática do time e a mudança de estilo de jogo após a derrota para o Palmeiras.
–
Rogério iniciou a temporada trazendo os conceitos de jogo aplicados por Osorio em sua passagem pelo São Paulo em 2015. Um time que usava a marcação alta, visando sempre roubar a bola o mais próximo do gol, e agredindo o adversário o tempo todo! O esquema de jogo escolhido, foi o famoso e mais utilizado no futebol mundial atualmente, o 4-3-3.–
–
Na Florida Cup, o São Paulo sufocou River e Corinthians, só pecando na hora de fazer os gols, dois empates de 0x0 e vitória nos pênaltis em ambos os jogos, que culminaram no título.
–
Começa o Paulista, e logo na estreia o time é goleado pelo Audax, 4×2. Mesmo saindo atrás, foi um jogo em que o São Paulo não mudou o jeito de jogar mesmo após estar perdendo por 2×0. Foi buscar o empate e por pouco não virou o jogo ainda no primeiro tempo!
–
Logo após essa partida veio o jogo contra a Ponte Preta no Morumbi. O time saiu atrás no placar e no primeiro tempo mesmo virou o jogo e goleou! 5×2.
–
No terceiro jogo contra o Santos, foi a única vez que o São Paulo mudou o estilo de jogar nessa temporada, apostou em jogar no contra-ataque e conseguiu uma bela vitória dentro da Vila Belmiro!
–
O time continuou levando muitos gols, o que gerava críticas da imprensa e também da torcida!
–
Contra o Palmeiras, pela falta do Cueva que havia sido convocado para a seleção, Rogério apostou em uma escalação com 4 volantes, e até levar o primeiro gol, estava conseguindo segurar bem o ímpeto do adversário. Não foi uma tarde muito feliz do time e acabamos perdendo por 3×0.
–
Esse jogo foi o ponto aonde o time do SP parou de ser um time que agredia com a marcação alta. Hoje o time pressiona, mas deixa um espaço enorme entre a linha de ataque e a linha de meio campo.
–
Quanto a variação tática, o time só mudou o esquema em um jogo nessa temporada. Contra o Defensa y Justicia, Rogério entrou com o esquema 3-5-2, porem com uma escalação totalmente mista, não foi possível saber o real rendimento do time jogando nesse esquema.
–
Nas coletivas após essas duas últimas partidas, Rogério insistiu de que não vai mudar a forma do time jogar.
–
A questão a ser respondida nesse momento é: será que não esta na hora de Rogério rever alguns conceitos? Voltar a jogar no estilo de jogo que estava apresentando no inicio do ano? Mudar o esquema tático? Talvez testar o 3-5-2 com os melhores jogadores que tem a disposição?
–
Acredito que esta na hora sim de ele rever alguns pontos de seu trabalho, mas ao mesmo tempo entendo que ate esse momento o São Paulo não teve nenhuma semana livre de trabalho desde praticamente a Florida Cup.
–
Outro ponto importante a se destacar é a preparação física precária do time! O time do São Paulo morre no segundo tempo! Fora as lesões musculares que os jogadores vêm tendo uma atrás da outra!
–
E não concordo com a malhação que esta acontecendo nas redes sociais por parte da torcida para com ele!
–
Rogério teve 25 anos de carreira como atleta, uma carreira brilhante! Possui um conhecimento empírico enorme, pois jogou, conviveu, e fez parte de grupos vencedores e campeões e de grupos não tão bons, que fizeram a torcida sofrer! Tudo isso o credencia a ser um excelente treinador, mas isso só vai acontecer se ele tiver tempo para trabalhar e colocar as idéias que tem em pratica!
–
Acho que é momento de se ponderar muito bem a blindagem com as criticas! Não se pode deixar de questionar aonde o Rogério vem errando, mas também não se pode dizer que ele não presta e tem que ser mandado embora!
–
E agora Rogério? O que fazer para recuperar a confiança daqueles que estão descrentes do seu trabalho e do time? E o que fazer para justificar o apoio daqueles que não te deixaram e estarão com você ate o fim?
–
Você tem duas oportunidades essa semana, e a bola esta nos seus pés agora! Que você consiga demonstrar a mesma categoria que tinha quando colocava ela no ângulo das metas adversárias e fazia a torcida Tricolor vibrar em todos os lugares do mundo!
–
Apesar da dificuldade, espero voltar semana que vem comemorando pelo menos uma classificação com vocês!
–
Ate semana que vem!
–
Abraços!
–
Siga no twitter: @arielmartins25