IRON MAIDEN – BIO

Acervo ROCK

Fala Nação Heavy Metal!

Hoje vamos falar um  pouco de Iron Maiden

Iron Maiden é uma banda britânica de heavy metal, formada em 1975 pelo baixista Steve Harris, ex-integrante das bandas Gypsy’s Kiss e Smiler. Originária de Londres, foi uma das principais bandas do movimento musical que ficou conhecido como NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal). O nome “Iron Maiden”, homônimo de um instrumento de tortura medieval que aparece no filme O Homem da Máscara de Ferro.

Com quase quatro décadas de existência, quinze álbuns de estúdio, seis álbuns ao vivo, quatorze vídeos e diversos compactos, o Iron Maiden é uma das mais importantes e bem sucedidas bandas de toda a história do heavy metal, tendo vendido mais de 100 milhões de álbuns registrados em todo o mundo. Seu trabalho influenciou diversas bandas de rock e metal. São citados como influência por diversas bandas, antigas e modernas.

Em 2002, a banda recebeu o prêmio Ivor Novello em reconhecimento às realizações em um parâmetro internacional como uma das mais bem-sucedidas parcerias de composição da Inglaterra. Durante a turnê americana de 2005, foi adicionada à Calçada da Fama do Rock de Hollywood. Em 2011, ganharam seu primeiro Grammy por “El Dorado”. A banda também está presente nas principais listas de maiores bandas de rock de todos os tempos, assim, sendo considerada pela MTV a 4ª maior banda de heavy metal de todos os tempos.

O Maiden já encabeçou diversos grandes eventos, entre eles Rock in Rio, Monsters of Rock em Donington, Ozzfest, Wacken Open Air, Gods of Metal, Download Festival e os Festivais de Reading e Leeds.

Em 2006 a banda lança o décimo quarto álbum de estúdio, A Matter of Life and Death, com canções mais longas que o habitual do Iron Maiden. O álbum traz algumas características progressivas, que a banda já vinha apresentando nos últimos álbuns, porém agora nesse álbum com maior intensidade, junto com um som mais pesado que o mostrado anteriormente pela banda. Este álbum foi considerado pela crítica especializada como um dos melhores álbuns já feito pela banda, sendo considerado pela revista Classic Rock o álbum do ano de 2006, e obtendo uma classificação de cinco estrelas (classificação máxima) da revista Kerrang!, que neste mesmo ano elegeu o Iron Maiden como banda mais importante nos 25 anos de existência da revista. Em 2007, a banda faz uma turnê batizada de A Matter of the Beast Tour, comemorando os 25 anos de lançamento do The Number of the Beast. Neste ano ainda tocam como atração principal mais uma vez no Donnington Download Festival. Em agosto de 2007 a banda anuncia a próxima turnê que se chamará Somewhere Back In Time World Tour, que vai ser uma volta ao passado, onde a banda executará apenas canções dos anos 1980 (para os fãs novos também haverá uma canção dos anos 90).

Ed Force One é um Boeing 757-200 com motores Rolls Royce O RB211-535E4  da Astraeus Airlines Foi usado, primeiramente, na turnê mudial Somewhere Back in Time World Tour em 2008, que passou por 20 cidades em 13 países. O avião é pilotado pelo vocalista da banda Bruce Dickinson e a cada turnê que eles fazem, usam uma figura diferente do mascote Eddie.

Na turnê The Final Frontier World Tour de 2011, a banda escreveu o nome das cidades que iriam passar no avião, entre elas estavam: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Belém e Curitiba

O Boeing possui 20 assentos na classe executiva com pitch de 54 polegadas, 54 assentos na classe econômica premium com 39 polegadas de pitch. A parte traseira foi modificada para carregar as 6,5 toneladas de equipamentos da banda

Diálogo entre o voo 666 e a Torre de Controle  (ATS) – Aeroporto internacional de guarulhos – SBGR

Em fevereiro de 2008, inicia-se a Somewhere Back In Time World Tour na India, e a bordo do Ed Force One, tocando para mais de 3 milhões de pessoas em estádios e arenas. O filme Flight 666 chega aos cinemas mostrando como é a vida da banda na estrada durante a primeira perna da tour de 2008. Em 15 de março de 2009, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, a banda realizou o maior show da história do estado, tendo os organizadores estimado em 63 mil espectadores

Durante a turnê Somewhere Back In Time em 2008, Bruce Dickinson anunciou nos concertos que ainda no mesmo ano começariam os preparativos para um novo álbum. No ano seguinte, Dickinson anunciou que um novo álbum chegaria em 2010, e Harris declarou em uma entrevista que já haviam reservado um estúdio.

Em 5 de junho de 2010, o site oficial da banda revelou capa, data de lançamento e faixas do álbum The Final Frontier, bem como disponibilizou a faixa “El Dorado” para download. 4 dias depois, iniciaram uma turnê mundial para promoção do álbum, The Final Frontier World Tour em Dallas, Estados Unidos. A turnê passou em 2011 pelo Brasil (Estádio Cícero Pompeu de Toledo) e por Portugal.

The Final Frontier foi lançado em agosto de 2010, e estreou no topo das paradas de 30 países. O álbum marcou um retorno da banda ao Compass Point Studios para as gravações.

A música do Iron Maiden no geral mescla o peso do heavy metal com a velocidade do punk rock. O som é baseado em riffs de guitarra e linhas de baixo galopantes, com notas rápidas em sucessão. Muitas canções são longas e possuem diversas mudanças de estilo na música, com um casamento entre letra e instrumental.

O Iron Maiden quase nunca canta sobre drogas, sexo, bebida ou mulheres. As letras das músicas da banda são baseadas em literatura (“Brave New World” é baseada em Admirável Mundo Novo, “Flight of Icarus” no mito de Ícaro, “Rime of the Ancient Mariner” no poema homônimo), cinema (“Where Eagles Dare” vem de Desafio das Águias) e em fatos históricos (“Powerslave” é baseada nos Faraós), principalmente batalhas – “Run to the Hills” na guerra dos colonos americanos com os Sioux, “The Trooper” na Batalha de Balaclava, “Paschendale” na Primeira Guerra Mundial, “Aces High” e “The Longest Day” na Segunda Guerra Mundial.

A banda frequentemente usa o slogan “Up the Irons” nos encartes de seus discos e vende vários conteúdos oficiais, como camisetas, contendo a frase, que fora inspirada no lema “Up the Hammers”, usado pelos fãs do clube inglês West Ham United, do qual o baixista Steve Harris é fanático torcedor (possui, há décadas, um adesivo do clube em um de seus baixos).

As canções da banda já foram utilizadas em diversos videogames, incluindo Carmageddon, Grand Theft Auto: Vice City, Grand Theft Auto IV: The Lost and Damned e Tony Hawk’s Pro Skater 4. Elas também aparecem nas séries de jogos musicais, Rock Band e Guitar Hero.

O mascote da banda é um morto-vivo chamado Eddie the Head. Ele aparece nas capas de todos os álbuns e singles do Iron Maiden, o único single que não aparece o Eddie na capa é a canção “Wasting Love”. Eddie é originalmente criação de Derek Riggs, mas já teve traços de vários artistas, como Melvyn Grant no álbum Fear of the Dark. Ele também estrelou um jogo de tiro chamado Ed Hunter, além de diversas histórias em quadrinhos.

A banda tinha originalmente uma grande máscara (Noh) de uma carriola que ficava embaixo das baterias nas apresentações, e que por tubos soltava sangue falso (tinta vermelha) pelo nariz, sujando todo o cabelo do baterista Doug Sampson. A máscara foi batizada de “Eddie, a Cabeça” (Eddie the Head) e acabou se transformando no mascote da banda. Acabaria ganhando um corpo somente a partir da capa dos primeiros compactos.

Uma curiosidade é que o personagem do jogo Brütal Legend, Eddie Riggs tem seu primeiro nome em homenagem ao mascote, e o sobrenome em homenagem ao seu criador (Derek Riggs).

Prêmios:

Grammy Awards

  • 2011: Best Metal Performance (Melhor Performance de Metal) – El Dorado

BRIT Awards

  • 2009: Best British Live Act (Melhor apresentação britânica ao vivo) — Iron Maiden

Ivor Novello Awards

  • 2002: International Achievement (Sucesso Internacional) — Iron Maiden

Emma-gaala

  • 2004: Yleisöäänestys (Finlândia) – Vuoden ulkomainen artisti (Artista estrangeiro do ano) — Iron Maiden
  • 2008: Yleisöäänestys (Finlândia) – Vuoden ulkomainen artisti (Artista estrangeiro do ano) — Iron Maiden

Kerrang! Awards

  • 2005: Kerrang! Hall of Fame (Calçada da Fama Kerrang!) — Iron Maiden

Metal Hammer Awards

  • 2004: Best U.K. Live Act (Melhor Apresentação Ao Vivo) — Iron Maiden
  • 2008: Best U.K. Band (Melhor Banda Britânica) — Iron Maiden
  • 2008: Icon Award — Eddie the Head
  • 2009: Best U.K. Band (Melhor Banda Britânica) – Iron Maiden
  • 2009: Best U.K. Live Act (Melhor Apresentação Ao Vivo) — Iron Maiden
  • 2009: Golden Gods Award — Iron Maiden
  • 2010: Best Live Band: German MH – Iron Maiden

Metal Storm Awards

  • 2006: Best Heavy Metal Album (Melhor Álbum de Heavy Metal) — A Matter of Life and Death

SXSW Film Festival

  • 2009: 24 Beats Per Second — Flight 666

Classic Rock Roll of Honour Awards

  • 2006: Album Of The Year (Álbum do ano) — A Matter Of Life And Death, Iron Maiden
  • 2006: Vip Award Special — Rod Smallwood, Iron Maiden
  • 2009: Band of the year (Banda do ano) — Iron Maiden

BBC Heavy Metal World Cup

  • 2009: The Winner: Iron Maiden — Greatest Metal Band Of All Time (Melhor Banda de Metal de Todos os Tempos)

Juno Award

  • 2010: DVD of the Year (DVD do Ano) — Iron Maiden: Flight 666 (Sam Dunn and Scott McFydden)

Formação atual

  • Baixo e backing vocals: Steve Harris (Desde 1975)
  • Guitarra: Dave Murray (Desde 1976)
  • Guitarra: Janick Gers (Desde 1990)
  • Guitarra e backing vocals: Adrian Smith (1981-1990, 1999-Hoje)
  • Bateria: Nicko McBrain (Desde 1982)
  • Vocal: Bruce Dickinson (1981-1993, 1999-Hoje)

Ex-integrantes

  • Vocal: Paul Day (1975–1976)
  • Vocal: Dennis Wilcock (1976–1977)
  • Vocal: Paul Di’Anno (1977–1981)
  • Vocal: Blaze Bayley (1993–1999)
  • Bateria: Ron Matthews (1975-1977)
  • Bateria: Doug Sampson (1977–1979)
  • Bateria: Clive Burr (1979–1982)
  • Guitarra: Dave Sullivan (1975-1976)
  • Guitarra: Terry Rance (1975-1976)
  • Guitarra e backing vocals: Dennis Stratton (1979–1980)

Albuns:

  • 1980 – Iron Maiden
  • 1981 – Killers
  • 1982 – The Number of the Beast
  • 1983 – Piece of Mind
  • 1984 – Powerslave
  • 1986 – Somewhere in Time
  • 1988 – Seventh Son of a Seventh Son
  • 1990 – No Prayer for the Dying
  • 1992 – Fear of the Dark
  • 1995 – The X Factor
  • 1998 – Virtual XI
  • 2000 – Brave New World
  • 2003 – Dance of Death
  • 2006 – A Matter of Life and Death
  • 2010 – The Final Frontier

Prepare a guitarra e vamos tocar o hino do Iron Maidem – Fear Of The Dark

 

Up The iron!

Até semana que vem, com mais histórias de Rock N’ Roll

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.