Salve nação das três cores,
O ano de 2013, que foi um dos piores da história do Maior do Mundo, acabou e 2014 vêm aí. Apesar do ano ruim e da expectativa de muitos, o tricolor não vai disputar a série B; terminamos o ano em 9º no Brasileirão e fomos eliminados na semifinal da Sul-Americana.
O Tricolor On The Rock entrevista, fez uma lista de dez perguntas aos são-paulinos que mais se destacam nas redes sociais para que você possa conhecer a opinião deles e comparar: Hoje o tricolor Jean Miranda que é colunista e administrador do Tricolor On The Rock vai nos dizer como seria para ele o “Meu tricolor em 2014”.
TOTR: Quem foi o grande responsável pelo péssimo ano do Tricolor e por quê?
Jean: A atual diretoria representada pelo presidente JJ, que foi lenta ao tomar decisões, gerenciou mal as crises, minou Ney Franco, “queimou” Autuori, mandou embora um monte de gente boa e vestiu de vez a carapuça soberana da soberba. Sem contar episódios lamentáveis como aquele do “Juvenal é nosso rei” que envergonharam o nome do SPFC.
TOTR: Para muitos Muricy foi o grande salvador do tricolor em 2013, você concorda? Qual a nota que você daria para o treinador em 2013?
Jean: Muricy foi nota 10 por salvar o time do rebaixamento. Foi competente e teve um pouco de sorte. No entanto, o jeito que o time foi eliminado na SULAMERICANA foi patético e ao meu ver só não entramos em uma nova crise porque não deu tempo. Por isso, acho que o time já começará o ano sob pressão.
TOTR: Rogério Ceni renovou. Como você avalia a renovação para ele, para o clube, para a torcida e para a diretoria? Quem ganhou mais com isso?
Jean: Eu acho que quem ganhou mais foi a torcida, especialmente o torcedor inteligente que sabe do tamanho de Rogério Ceni para história tricolor. Poderia ser um grande ganho para o clube, caso houvesse investimento para formar um time realmente forte para marcar essa despedida com um título. Espero que pelo menos o marketing faça umas campanhas legais e dignas da grandeza do MITO.
TOTR: Até o momento a diretoria contratou apenas um reforço: Luís Ricardo, como você avalia essa contratação?
Jean: Vejo como uma aposta. Precisará provar em campo sua capacidade. O que me incomoda muito é que tem jogador que vem para o SPFC, parece achar que está com a vida ganha, amarrando o burro na sombra e não demonstrando o mesmo empenho que mostrou em outras equipes. Espero que Luís Ricardo e outros que venham a ser contratados demonstrem, acima de tudo, vontade de vencer.
TOTR: Como você avalia essa passagem do Fabuloso pelo tricolor? Você acha que ele deve permanecer no clube em 2014?
Jean: Sinceramente, pelo ano de 2013 o Fabuloso deveria ser vendido. Porém, com as opções que temos no mercado, acho que a decisão mais plausível é a de tentar recuperá-lo. Especialmente porque cometeram a imbecilidade de vender o Aloísio.
TOTR: Em 2013 medalhões como Jadson, Lúcio e Luís Fabiano decepcionaram enquanto “guerreiros” como Rodrigo Caio e Aloísio decidiram na hora “H” e ajudaram a salvar o tricolor do rebaixamento, analisando nosso elenco, precisamos hoje contratar medalhões ou “guerreiros”?
Jean: Pra responder a essa pergunta, precisamos analisar o contexto atual do futebol brasileiro. O Inter cheio de estrelas foi patético em 2013, e o Grêmio só na base da vontade e da retranca, conseguiu vaga na Libertadores. Assim como o time de ‘operários’ do Atlético Paranaense. O Flamengo de Hernane foi campeão brasileiro. Então acho que basicamente, o que precisamos é de um time de perfil guerreiro e mesmo as estrelas devem ter esse perfil. Tem que ter vontade de ganhar. Um Seedorf ou mesmo um Paulo Baier da vida motivados valem mais que um GANSO com seus passes mágicos e outros truques como aquele de sumir na hora “H”.
TOTR: Quais as principais carências do elenco tricolor?
Jean: Dois volantes dignos. Ninguém rouba uma bola para armar um contra-ataque e levam cartão quase todos os jogos. A marcação ineficiente faz tudo estourar lá atrás (que já não é grande coisa tb…). Sem Aloísio, precisamos com urgência de um atacante para ser titular, já contando que LF9 não vai jogar todos os jogos…
TOTR: Além de todos os problemas internos de 2013, o São Paulo viu seus rivais locais e principalmente nacionais se fortalecerem. Como você analisa a situação do Tricolor nesse cenário?
Jean: O São Paulo, como sabiamente disse Rogério Ceni, “parou no tempo”. Achou que sua estrutura e sua história iam fazer dele um “eterno soberano”. E hoje não vejo o São Paulo como favorito a nenhum título. O que é muito triste, já que sempre entramos para disputar as primeiras posições.
TOTR: 2014 é ano de eleição no maior do mundo, pelo que você viu e ouviu até agora quais as principais diferenças entre os candidatos, em que se diferenciam do criticado Juvenal e qual seria o melhor para o clube?
Jean: Na verdade, nem sei se há tantas diferenças assim. Acho que chega um momento em que as pessoas atingem seus limites. Acho que o mais importante é que se mudem as peças e que pessoas com idéias novas possam ajudar o São Paulo a se reinventar. Juvenal teve seus méritos, mas ficaram para história. Nosso presente é de declínio. Alguns times precisaram chegar ao fundo do poço para perceber que deviam mudar. Espero que o São Paulo mude logo sem precisar passar por essa experiência.
TOTR: Por último, quais as sua expectativas em relação ao time para 2014?
Jean: Estou muito pessimista em relação a 2014. Espero pelo menos que o time jogue bem os clássicos e recupere a força do Morumbi, porque um time grande não pode perder tantas partidas em casa. Espero que não precisemos lutar contra o rebaixamento mais uma vez. O que vier, além disso, será lucro.
***
Para acompanhar as opiniões do Jean Miranda você pode segui-lo no Twitter: @jean_miranda
Acompanhe o trabalho do Jean Miranda em seu blog: http://blog-na-mira.blogspot.com.br/
Entrevista por Guine
Siga no twitter
https://twitter.com/Guine_SPFC
Discussões e opiniões sobre futebol e sobre o Tri-Mundial.