“Meu Tricolor em 2014″, por Kauê Lombardi

Acervo SPFC

Salve nação das três cores,

 

O ano de 2013, que foi um dos piores da história do Maior do Mundo, acabou e 2014 vêm aí. Apesar do ano ruim e da expectativa de muitos, o tricolor não vai disputar a série B; terminamos o ano em 9º no Brasileirão e fomos eliminados na semifinal da Sul-Americana.

 

O Tricolor On The Rock entrevista, fez uma lista de dez perguntas aos são-paulinos que mais se destacam nas redes sociais para você possa conhecer a opinião deles e comparar: Hoje o tricolor Kauê Lombardi, idealizador do projeto SPFCollection e figura importante na luta da oposição tricolor vai nos dizer como seria para ele o “Meu tricolor em 2014”.

 

 

 

TOTR: Quem foi o grande responsável pelo péssimo ano do Tricolor e por quê?

 

Kauê Lombardi: O mau desempenho em 2013 foi consequência de um acúmulo de erros. O maior deles, na minha opinião, foi a soberba da diretoria que não soube planejar com eficácia a contratação de jogadores e diretores responsáveis por gerir o futebol.

 

TOTR: Para muitos Muricy foi o grande salvador do tricolor em 2013, você concorda? Qual a nota que você daria para o treinador em 2013?

 

Kauê Lombardi: Como não concordar? Até o cabelo eu raspei com antecedência para pagar a promessa que fiz para o time não cair.

Quase fui demitido do meu trabalho, graças a Deus isso não aconteceu e o SPFC não caiu. Agradeço ao Muricy. Nota 10.

 

TOTR: Rogério Ceni renovou. Como você avalia a renovação para ele, para o clube, para a torcida e para a diretoria? Quem ganhou mais com isso?

 

Kauê Lombardi: Sem dúvida nenhuma, quem ganhou com essa renovação foi o amante do bom futebol, não só o são-paulino, porque terá o privilégio de continuar diante de um M1TO do futebol Mundial.

Rogério é tecnicamente irrepreensível e dentro de campo ainda é a referência do time. Então, torci muito para que essa renovação acontecesse, comemorei como se fosse um gol.

O M1TO merece, por tudo que fez para o São Paulo Futebol Clube. É um patrimônio histórico do SPFC.

 

TOTR: Até o momento a diretoria contratou apenas um reforço: Luís Ricardo, como você avalia essa contratação?

 

Kauê Lombardi: Sabe aquele ditado, “tá ruim, mas tá bom”? É mais ou menos isso.

Foi um bom jogador na Portuguesa, mas não sei se vai aguentar o peso e a pressão da camisa do SPFC.

De qualquer forma, pelo simples fato dele colocar o Douglas e o Paulo Miranda no banco, já temos motivo de sobra para comemorar.

 

TOTR: Como você avalia essa passagem do Fabuloso pelo tricolor? Você acha que ele deve permanecer no clube em 2014?

 

Kauê Lombardi: Luis Fabiano é craque, daqueles que não se vê todo dia por aí. Na função dele, poucos fazem o que ele sabe fazer. O grande problema dele é físico. Então, tenho certeza que em 2014, melhor preparado, ele dará muitas alegrias para a nação tricolor.

 

TOTR: Em 2013 medalhões como Jadson, Lúcio e Luís Fabiano decepcionaram enquanto “guerreiros” como Rodrigo Caio e Aloísio decidiram na hora “H” e ajudaram a salvar o tricolor do rebaixamento, analisando nosso elenco, precisamos hoje contratar medalhões ou “guerreiros”?

 

Kauê Lombardi: O ideal seria uma mescla. Acredito que já temos dois bons “medalhões”: Rogério Ceni e Luis Fabiano. E adoraria contar com outros dois: Lugano e Felipe Melo. Mas é preciso contar com “guerreiros” também, investir na base e montar um elenco com suplentes à altura de vestir a camisa tricolor.

 

TOTR: Quais as principais carências do elenco tricolor?

 

Kauê Lombardi: Diretores competentes, volantes “guerreiros” e atacante de velocidade.

 

TOTR: Além de todos os problemas internos de 2013, o São Paulo viu seus rivais locais e principalmente nacionais se fortalecerem. Como você analisa a situação do Tricolor nesse cenário? 

 

Kauê Lombardi: Não foram os nossos adversários que cresceram, nós é que diminuímos. A soberba nos cegou e os nossos adversários se aproveitaram disso. Prova disso é o número assombroso de bons jogadores que dispensamos nestes últimos 3 anos. E a dificuldade que hoje temos de contratar bons jogadores, porque somos brigados com todas as federações (inclusive as internacionais), clubes e rivais.

 

TOTR: 2014 é ano de eleição no maior do mundo, pelo que você viu e ouviu até agora quais as principais diferenças entre os candidatos, em que se diferenciam do criticado Juvenal e qual seria o melhor para o clube?

 

Kauê Lombardi: Eu sou suspeito para falar. Todos sabem do meu apoio declarado ao grupo #SPFCforte, liderado pelo presidenciável Kalil Rocha Abdalla e apoiado por 4 ex-presidentes do nosso Tricolor.

Mas acho importante dizer que, individualmente, tanto Kalil Rocha Abdalla, quanto Carlos Miguel Aidar, são dois ótimos nomes para o nosso Tricolor. A diferença está, porém, na composição das chapas. Pra mim, é aí que fica claro que o #SPFCforte é a melhor opção de renovação.

Nomes como Leco, Julio Casares, JPJL e Adalberto Baptista, que atuam na atual gestão, já declararam apoio a candidatura do Aidar e devem continuar no corpo diretivo e/ou administrativo. E ao meu ver, apesar de não ter nada contra estes nomes, é hora de mudar, renovar.

Entendo também que sofremos muito, nos últimos anos, com o perfil centralizador do Juvenal Juvêncio e o Dr. Kalil Abdalla já mostrou ser completamente diferente neste quesito. Por exemplo, ele já declarou que não pretende se candidatar à reeleição, caso seja o presidente e levará ao Conselho Deliberativo a proposta de alteração no estatuto para que a data da eleição, que hoje é feita no meio do ano, passe a ser feita no final do ano, mesmo que para isso ele tenha que encurtar o seu período de governo. Uma mudança de suma importância, em pról da coletividade são-paulina.

 

TOTR: Por último, quais as sua expectativas em relação ao time para 2014?

 

Kauê Lombardi: Para o futebol, as piores possíveis. Ano de eleição, mesma diretoria dos últimos 5 anos, elenco limitado, Copa do Mundo…

Para a instituição São Paulo Futebol Clube, as melhores possíveis. Tenho certeza de que, a partir de Abril, iniciaremos uma grande renovação no SPFC, com Dr. Kalil Rocha Abdalla como presidente, trazendo de volta ao SPFC o profissionalismo, a competência e a transparência necessárias para conquistarmos o Mundo novamente.

 

***

 

Para acompanhar as opiniões do Kauê Lombardi você pode segui-lo no Twitter: @kaue_lombardi

Saiba tudo sobre o projeto SPFCollection seguindo o Twitter  @SPFCollection. Acompanhe também o SPFCollection no Instagram: spfcollection.

 

Entrevista por Guine

Siga no twitter

https://twitter.com/Guine_SPFC

Discussões e opiniões sobre futebol e sobre o Tri-Mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.