Saudações, Nação do Morumbi!
Antes de qualquer coisa preciso dizer que com o texto dessa semana não pretendo criticar ninguém por não ir ao estádio, muito menos dizer o que é certo ou errado. Isso não me compete. Expressarei minha opinião e pretendo não ofender ninguém.
Após o jogo (impecável) de quarta-feira, a equipe de comunicação do São Paulo FC foi alvo de muita corneta devido a publicação do post abaixo, no qual a torcida é convocada para ir ao Morumbi contra o River Plate na próxima quarta-feira de um jeito, no mínimo, diferente.
Meu ponto de vista sobre todo esse alvoroço é meio diferente. Talvez porque moro em outro estado e não tenho a oportunidade de ser outra coisa, se não torcedora de sofá. Aliás, torcer para o São Paulo FC e morar em Goiás não é nada fácil. Ver o Tricolor jogar aqui uma vez por ano (isso quando tem algum time goiano na Série A), sobreviver à praça de guerra que vira o Serra Dourada toda vez que o São Paulo FC vem pra cá, sonhar conhecer o Sacrossanto Morumbi, desejar estar nele todas quartas e domingos, vê-lo vazio na maioria dos jogos…
Então você pode pensar “É fácil falar. Não mora em São Paulo, não frequenta o Morumbi e ainda quer dar lição em quem também não vai!”
Nunca fui ao Morumbi e não me sinto menos São Paulina por isso. Do mesmo jeito que acho que o torcedor que vai ao estádio não é mais torcedor que aquele que prefere torcer de casa. Então, você, que prefere ficar em casa por “n” motivos, não sinta-se ofendido com o post do São Paulo FC.
Os responsáveis por esta publicação tocaram na ferida mais doída do torcedor. O São Paulino, que está de saco cheio de passar vergonha em clássicos, em mata-matas, contra pequenos clubes do interior paulista, contra pequenos clubes do Brasil, o São Paulino que está carente e machucado por ver polêmicas em cima de polêmicas com o nome do clube. Conseguiram irritar ainda mais uma parte desses São Paulinos.
E agora, os dois lados da moeda:
- O São Paulo FC não perdia há alguns jogos e ganhou sufocado pelo Campeonato Paulista, no domingo que antecedeu o jogo contra o Trujillanos. O time atropelou a frágil equipe peruana numa atuação digna de Libertadores. Somado isso aos míseros 18 mil espectadores, a equipe de comunicação sentiu-se no direito de cobrar a torcida;
- Assim como nós cobramos os jogadores, dirigentes e treinador após resultados ruins, fomos cobrados por preferir não ir ao Morumbi, e, numa noite inspirada, atuamos muito bem e construímos o maior placar da história do Tricolor em Libertadores. Mas essa cobrança tomou enormes proporções, visto a revolta de muitos pois, depois de tanto sofrer, foram cobrados por não irem aos jogos.
Como disse antes, não vi problema na forma com que a torcida foi convocada. É uma cobrança sadia, e a melhor resposta para quem se sentiu ofendido é ir gritar pelo time contra na próxima quarta. Que o Morumbi vire um caldeirão com 90 minutos de apoio incondicional. Que a maior vítima de toda essa confusão seja o River Plate. Que os argentinos possam sentir na pele todo o nosso amor, todo o nosso apoio. Toda a nossa sãopaulinidade. Rumo às oitavas!
Avante, meu Tricolor!
Twitter e Instagram: @VicktoriaMeira
Ps.: Por favor, não vá ao estádio só quando o time está vencendo, só quando o time chega às finais. Definitivamente não precisamos desse tipo de torcedor.