No final de 2013, após o até então pior ano da história do SPFC, o Tricolor On The Rock fez uma série de entrevistas com os são-paulinos mais influentes segundo nossa e equipe. Essa série se chamou: “Meu Tricolor em 2014″.
–
Pois bem, estamos aqui mais uma vez, após um ano em que mais uma vez o clube esteve perto de cair para a série B e a única coisa que o torcedor tricolor pode “comemorar” é o famoso: Time Grande Não Cai. Mais uma vez vamos fazer uma série de entrevistas, mais uma vez vamos convocar os tricolores para debater nosso SPFC em busca de sugestões de quem ama o clube.E alguém ama mais que o torcedor? Não.
–
O entrevistado de hoje é o Erasmo Costa, Colunista do Tricolor On The Rock vamos às perguntas:
–
TOTR: Quem foi o grande responsável pelo péssimo ano do Tricolor e por quê?
Erasmo: Acredito que uma série de fatores corroboraram para o fiasco que foi esse Ano, Diretoria tem a maior parcela de culpa, pensou demais nas finanças e esqueceu um pouco de futebol, precisa equilibrar isso. Um técnico inexperiente, com boas ideias e ídolo, parecia promissor, mas infelizmente sucumbiu mediante as criticas e resultados negativos.
–
TOTR: Qual o principal motivo para o SPFC estar nessa situação? Elenco caro, bons treinadores, mas que; desde 2013 com exceção ao bom trabalho de 2014, vem colecionando fracassos e flertando com a segunda divisão?
Erasmo: O principal erro em minha opinião é você todo ano mudar por completo, elenco e comissão técnica, precisamos focar em um estilo de jogo, não dá para ter Bauza, Ricardo Gomes, e Doriva em um mesmo ano, são estilos totalmente diferentes. Precisamos ter um estilo de jogo e manter uma espinha dorsal, manter uma base, mesclar jogadores experientes com a base seria um caminho interessante, por isso gosto da opção Dorival Junior, faz isso muito bem
TOTR: Rogério Ceni iniciou o ano com técnico do SPFC, mas não suportou as eliminações no Paulista, Copa do Brasil, Sul-americana e o Z4 no Brasileiro; você acha que era a hora de Ceni? Como analisa o trabalho dele no comando tricolor?
Erasmo: Todos já sabem que achava cedo para ele assumir o SP, mas quando chegou com suas ideias e treinamentos acreditei que poderia dar certo, até poderia se não tivesse mudado suas convicções, quando ouviu a imprensa e começou a querer arrumar a defesa ali começou a derrocada. Mas é um cara inteligente, predestinado e acredito que ainda voltará a treinar o SP e nos dará muitas alegrias.
Totr: Para alguns torcedores um dos erros da direção é a constante mudança de treinadores, você concorda com essa afirmação? Sobre Dorival, você acha que ele deve ser mantido ou deve sair? Se sair, quem você contrataria?
Erasmo: Realmente é complicado trocar de treinador a cada seis meses, filosofias diferentes confundem a cabeça dos jogadores. Sim, eu manteria Dorival, gosto do estilo ofensivo e como trabalha bem a base. Tenho plena convicção que com uma pré-temporada time terá outra pegada esse ano.
Totr: O elenco tricolor está entre os mais caros do país e conseguiu apenas a 13ª campanha no Brasileiro além de eliminações no Paulista, Copa do Brasil e Sul-americana; levando em conta que times com orçamentos mais baixos conseguiram resultados importantes, qual você acha que deveria ser a política do São Paulo? Salários altos, jogadores baratos, apostar na base?
Erasmo: São Tomás de Aquino costuma dizer “Medios Virtuos” A virtude está no meio. Penso como ele, e acredito que a sabedoria está no equilíbrio. Só contratar jogador caro e com salário alto não funciona, apostar só na base também não. O grêmio deu a receita. Jogador caro + base + renegados = LIBERTADORES.
Totr: Qual o setor ou setores que em sua opinião nosso time mais precisa de reforços?
Erasmo: Laterais, um meia, um zagueiro e dois atacantes.
–
TOTR: Setores da torcida criticavam muito o trabalho de Pinotti, como você avalia o trabalho dele? Você gostou da troca por Raí? Qual sua expectativa com relação ao trabalho do ídolo tricolor no comando do futebol?
Erasmo: Pinotti foi muito bem no marketing, trouxe até bons nomes mas pelo que soube estava querendo mandar mais que o presidente, aí a coisa não funciona, Raí é um cara competente, inteligente e do futebol, pela sua primeira entrevista já eu para perceber que tem tudo para funcionar.
–
TOTR: Existe informações de que a atual administração estaria pagando as dívidas do clube com austeridade e vendendo jogadores, você tem alguma informação nesse sentido? Como você vê essa política? Esse é o caminho certo?
Erasmo: Com certeza e como economista que sou posso lhe dizer que sim estamos no Caminho certo, acredito que o pior já passou, o que não pode é depois que acertar a casa começar a gastar como louco novamente. Vendas são necessárias, mas precisam ser feitas cm planejamento e reposição.
–
TOTR: Por último, quais as suas expectativas em relação ao time para 2018?
–
Erasmo: São as melhores, temos uma boa espinha, um bom técnico e a tendência e que melhore, então creio que brigaremos por títulos em 2018.