A GUERRA OCULTA

Acervo SPFC

A “Era da informação”, talvez já tenha ouvido falar dessa terminologia, se não ouviu, ao menos saiba que você vivencia essa “era”.

 

Os significados que essa terminologia carrega são muitos, porém, vamos nos atentar ao básico, ao lúdico exercício de observar o mundo.

Nos EUA está havendo a prévia da disputa eleitoral à presidência do país ianque, entretanto a disputa não se limita a imagem de dois candidatos, ela vai muito além até do que podemos compreender em primeiro momento. É uma disputa, nas entrelinhas, no lado obscuro, de ideologias: seja ela conservadora, tida de direita; seja ela mais liberal, tida de esquerda, falando singelamente, até porque não sou entendido dessas coisas. A disputa da ideologia é travada no campo das ideias, dos argumentos, das imagens, dos discursos. E quem alcança um número maior de pessoas, terá mais poder nessa disputa.

As armas que propagam a propaganda, o marketing, os argumentos de defesa e ataque são os veículos de comunicação, são os meios digitais, tão dinâmicos e avassaladores nesses dias em que vivemos abobalhadamente. Quem domina esses meios, dominam as maiores armas desse nosso século. E o alvo principal de tudo isso: somos nós, a sociedade. As pessoas são alvos marcados, em suas casas, na rua, no trabalho, seja onde for, somos bombardeados por informações, opiniões e porque não, desinformação.

Ora, pois, mas porque esse cara (eu) está falando essas ‘bobagens’ em um espaço destinado ao futebol? Simples, assim como as ideologias, os dogmas religiosos, às militâncias políticas, tudo que envolve às massas populares, estão fadados a essa constante arena de combate, que são o campo das ideias, as propagandas e disseminação de informações e desinformações.  As imagens que constroem e destroem são fundamentais para se ter uma boa base nessas disputas.

O futebol é, queiram ou não, um produto. E esse produto precisa ter uma boa imagem, um bom marketing. Os clubes de futebol precisam dessa boa imagem para aumentar o número de torcedores, sócios, patrocínios e etc. E, novamente, queiram ou não, os meios pelo qual o futebol se movimenta não costuma ser muito… como posso dizer, transparentes, confiáveis.

Os clubes que detêm uma boa imagem, que são mais veiculados positivamente, tendem a ter maiores torcidas e maiores receitas. A fórmula mais factível é a combinação Flamengo + Rede Globo. É a pura massificação de uma torcida por propagação, propaganda e constante bombardeio flamenguista nos meios de comunicação.

Mas, se os meios de comunicação podem construir e arquitetar a imagem de um clube, também podem corroer, destruir, derrubar. Como isso: “Marketing” negativo em programas esportivos, constantes deboches em programa de rádio e televisão, que resultarão em insultos nas redes sociais e até mesmo violência nas grandes metrópoles em clássicos regionais.

Um exemplo simples de propaganda negativa: o seu clube contrata um jogador, e em um determinado programa de televisão, eles editam os piores lances desse jogador, fazendo um compilado negativo, apenas negativo, e os “entendidos” comentaristas apenas tecem comentários ridicularizando o jogador e o clube que o adquiriu, muitas vezes, comentários maldosos a respeito, imagine isso ocorrendo em vários programas esportivos, de televisões, rádios e sites esportivos, isso chegaria a uma massa de torcedores gigantesca, formaram uma opinião trágica a respeito desse jogador que resultará: fúria da torcida, queda da moral do time, e até mesmo mexer com a moral do jogador. O famoso “criar crise em um clube”. Esse é apenas um exemplo simples.

A constante ridicularização de um determinado clube, a negatividade criada em cima da imagem, e a constante desmoralização de sua torcida pode carregar ingredientes trágicos em décadas: como queda do número de torcedor, queda de sócios, jogadores não querendo defender o clube, baixa nos patrocínios e afins… fique esperto São Paulo Futebol Clube. Nada é ao acaso, quando se envolve montantes surreais de dinheiro como o mundo do futebol.

Enfim, esse é apenas um esboço de uma ideia que talvez eu trabalhe mais. E para finalizar, podem dizer que a imprensa é necessária para a investigação e a democracia. Eu responderia: Sim, é muito importante. Mas é importante também salientar, que em todos os meios da sociedade há corrupção, porque não nos meios de comunicação? Por que não se investiga a fundo a CBF, a Conmebol? A corrupção nos clubes? Por que não passam nosso futebol a limpo?

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