CAMISA UNDER ARMOUR SÃO PAULO III – ADHEMAR FERREIRA DA SILVA

Acervo SPFC

Salve Nação Tricolor!

 

Decidi escrever sobre o Atletismo essa semana, uma vez que estamos em época de Olimpíada… por lembrar que no domingo (14/08) será estreada oficialmente a Camisa Under Armour São Paulo III no jogo que faremos no Morumbi contra o Botafogo e onde vamos em busca de mais três pontos, assim como fizemos no Arruda. Talvez alguns não saibam e mesmo conhecendo sobre, acho interessante que leiam o texto se possível porque assim saberão um pouco da história referente à essa camisa que é uma homenagem ao Adhemar Ferreira da Silva, ele que fazia parte da equipe de atletismo do São Paulo… começou a competir em 1947 e o próprio relatou uma vez que após ter gostado da sonoridade existente na palavra “atleta”, decidiu começar a prática do esporte pelo São Paulo Futebol Clube. Existe essa frase marcante dele, a qual diz: “Achei a palavra atleta bonita e decidi que queria ser um.”

Ele não simplesmente foi um atleta como deixou marcado em nossas vidas sua história, foi o primeiro bicampeão olímpico do país. Conquistou as medalhas de ouro no Salto TRIplo nos Jogos de Helsinque (Finlândia) em 1952… nessa oportunidade veio a primeira estrela dourada que temos em nosso escudo por conta de um novo recorde mundial com uma distância de 16,22 metros. Após isso, foi o primeiro atleta que deu uma volta olímpica na pista, para ser aplaudido de perto pelo público presente, depois conquistou o segundo ouro olímpico, esse em Melbourne (Austrália) no ano de 1956. Em 2012, foi imortalizado no Hall da Fama do atletismo. Ele é o único brasileiro a representar o país no salão da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), criado como parte das celebrações pelo centenário da instituição. Além ser bicampeão nas Olimpíadas, ele também foi tricampeão nos Jogos Pan-Americanos… conquistando as medalhas de ouro em Buenos Aires (Argentina) em 1951, na Cidade do México (México) em 1955, quando novamente deixou registrado um novo recorde mundial, esse de 16,56 metros e o qual é representado pela segunda estrela dourada. Após isso, conquistou sua terceira medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos em Chicago (EUA) no ano de 1959. As duas estrelas douradas supracitadas, foram gravadas no escudo em 1955 e vieram posteriormente ao uniforme TRIcolor em 1997.

Com tudo isso, ele conseguiu trazer ao povo brasileiro uma tradição nas provas e vejo isso como seu legado, ainda que quando falem sobre salto triplo pensem primeiro no João do Pulo que conquistou uma medalha de prata e outra de bronze, porém é mais conhecido talvez por ser mais recente… também tem o Jadel Gregório que atualmente tem consigo o recorde brasileiro e sul-americano com a distância de 17,90 metros… porém ambos esses atletas mencionados não conseguiram conquistar um ouro olímpico, mas quem sabe ainda não cheguem lá…

 

Deixo aqui as minhas Saudações TRIcolores e até a próxima semana. Espero que gostem,

 

GOES, Rafael

Siga no twitter: @tweet2rafa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.