Imprensa Marrom.

Acervo SPFC

Salve nação!

Imprensa marrom é uma expressão pejorativa utilizada para se referir a veículos de comunicação (jornais, revistas e emissoras de rádio e TV) considerados sensacionalistas, ou seja, que buscam  audiência e vendagem através da divulgação exagerada de fatos e acontecimentos, sem compromisso com a veracidade dos fatos.

Acho essa definição perfeita, para o que acontece Hoje com a Mídia Esportiva Nacional, já falei sobre esse assunto anteriormente e hoje me vejo no dever de escrever novamente, porque é vergonhoso o que vemos em rádios, Televisões e Jornais.

            Com exceção de alguns bons jornalistas, o meio está contaminado por vulgos “jornalistas” que sem nenhum pudor vão soltando notas e “furos” que a meu ver, são frutos da sua própria imaginação. Pra que você tenha uma ideia do que falo, ontem o jogador Datolo havia acertado, até onde contei, com seis clubes, cada um dizia uma coisa e no final quem “chutou” no Atlético mineiro saiu como vencedor e dono do Furo jornalistico.

Essa é só uma pequena amostra, do que acontece em nosso cotidiano futebolístico, e o São Paulo tem sofrido muito com esse tipo de jornalismo, porque é notório que alguns veículos de comunicação dão uma ênfase muito maior ao que acontece nos bastidores do Morumbi, Tudo é motivo para ser instalar uma crise e conturbar o já conturbado ambiente tricolor. Diferentemente do que acontece com o clube queridinho deles, onde tudo é relevado e a maioria das declarações são abafadas.

            Nem a carreira irretocável de Rogério Ceni consegue fugir aos comentários maldosos de alguns setoristas. Tentam de várias maneiras Macular e diminuir os feitos de um Vencedor Nato, um cara comprometido com o trabalho e com o São Paulo Futebol Clube. Nem todas as conquistas do Mito foram capazes de assegurar ao mesmo, uma condição de respeito e destaque.

Agora o que realmente me irrita é a tentativa desesperada de tornar o Corinthians o maior clube do Futebol brasileiro, se você prestar atenção, tem sempre uma pesquisa sendo veiculada com dados e estatísticas favoráveis a eles, maior patrocínio, maior torcida, elenco mais valioso, clube que mais títulos ganhou nos últimos dois anos, enfim, algo sempre e jogado na mídia para exaltar e superestimar os feitos do Clube da imprensa.

            Para exemplificar o que digo, alguns dias atrás, ao sair de campo, um repórter se dirige a Renato Augusto e diz: “Renato o Corinthians é o BARCELONA Brasileiro, ninguém segura esse time”.  Agora me digam é ou não é um absurdo? Comparar o Corinthians com o Barcelona é o mesmo que comparar um FIAT 147 a uma FERRARI F-50 (acho que não preciso dizer quem é o Fiat e quem é a Ferrari né?). Rsrsrsrs.

Sem contar um programa esportivo que disse que em cinco rodadas o Corinthians assumiria a ponta da tabela e ganharia com certa facilidade o Campeonato Brasileiro tamanha à superioridade do clube em relação aos outros.

Bom amigos vou encerrando por aqui com a certeza cada vez maior que o termo Imprensa Marrom quer dizer nada mais nada menos do que:

            Imprensa no Brasil é Marrom porque marrom é a cor da… (deixa pra lá) rsrsrsrs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.