Salve nação das três cores,
O ano de 2013, que foi um dos piores da história do Maior do Mundo, acabou e 2014 vêm aí. Apesar do ano ruim e da expectativa de muitos, o tricolor não vai disputar a série B; terminamos o ano em 9º no Brasileirão e fomos eliminados na semifinal da Sul-Americana.
O Tricolor On The Rock entrevista, fez uma lista de dez perguntas aos são-paulinos que mais se destacam nas redes sociais para você possa conhecer a opinião deles e comparar: Hoje o tricolor Daniel Perrone, que é a vós da Nação das Três Cores no Blog do Torcedor do Globo.com, vai nos dizer como seria para ele o “Meu tricolor em 2014”.
TOTR: Quem foi o grande responsável pelo péssimo ano do Tricolor e por quê?
Daniel Perrone: Assim como nas vitórias, as derrotas devem ser creditadas a uma série de fatores. Entre todos os fatores (inclusive os externos, como adversários mais fortes) incluiria como a principal causa o planejamento para este ano, que teve três técnicos, diversos jogadores encostados e um elenco limitado.
TOTR: Para muitos Muricy foi o grande salvador do tricolor em 2013, você concorda? Qual a nota que você daria para o treinador em 2013?
Daniel Perrone: Eu concordo. Sem ele dificilmente este grupo reagiria a degola. Daria nota 9,0, já que ele errou na Sulamericana. Mas que fique claro: Muricy foi determinante para não cairmos de divisão.
TOTR: Rogério Ceni renovou. Como você avalia a renovação para ele, para o clube, para a torcida e para a diretoria? Quem ganhou mais com isso?
Daniel Perrone: Claro que é uma alegria ver o MITO jogar por mais um ano. Porém, há de se ressaltar que o nosso ídolo (um dos maiores senão o maior da história) é GOLEIRO, e sem uma equipe forte, sofre como qualquer goleiro. A torcida ganhou mais com a sua renovação.
TOTR: Até o momento a diretoria contratou apenas um reforço: Luís Ricardo, como você avalia essa contratação?
Daniel Perrone: Acho um bom jogador e versátil. Uma das melhores maneiras de avaliar é perguntar aos jornalistas que cobrem a Lusa e seus torcedores. Todos que consultei falaram bem. Veremos.
TOTR: Como você avalia essa passagem do Fabuloso pelo tricolor? Você acha que ele deve permanecer no clube em 2014?
Daniel Perrone: Luis Fabiano precisa do corpo para ser aquele matador de sempre. Se não estiver com os músculos 100% será “engolido” pelo forte preparo dos jogadores brasileiros. Agora é palpite: Se ficar, Luis Fabiano tem que jogar menos partidas para render. Caso jogue todas, a iminência de uma contusão é grande. Por isso a necessidade de contar com um ataque forte. Por mim, nessas condições, ele fica.
TOTR: Em 2013 medalhões como Jadson, Lúcio e Luís Fabiano decepcionaram enquanto “guerreiros” como Rodrigo Caio e Aloísio decidiram na hora “H” e ajudaram a salvar o tricolor do rebaixamento, analisando nosso elenco, precisamos hoje contratar medalhões ou “guerreiros”?
Daniel Perrone: É uma mescla. Acho que uns 4 ou 5 nomes experientes ou guerreiros completariam o elenco. Talvez um atacante ou um volante de nome poderia ser útil.
TOTR: Quais as principais carências do elenco tricolor?
Daniel Perrone: Volantes e atacantes. Sem contar com as laterais.
TOTR: Além de todos os problemas internos de 2013, o São Paulo viu seus rivais locais e principalmente nacionais se fortalecerem. Como você analisa a situação do Tricolor nesse cenário?
Daniel Perrone: Pois é. Depois do TRI em 2008 eu vislumbrei que seria muito difícil manter esse ritmo de vitórias. E isso se concretizou. Os adversários aprenderam a contratar com a Lei Pelé e se fortaleceram, além disso ninguém mais estava aguentando ver o SPFC ganhar. Acho que foi o preço dos três campeonatos seguidos.
TOTR: 2014 é ano de eleição no maior do mundo, pelo que você viu e ouviu até agora quais as principais diferenças entre os candidatos, em que se diferenciam do criticado Juvenal e qual seria o melhor para o clube?
Daniel Perrone: Os dois candidatos por si só são bons, representam uma mudança. Kalil estava com Juvenal por muito tempo mas saiu e está cercado de gente competente. Aidar tem muita história: foi quem colocou Juvenal e Marcelo Portugal Gouvêa no clube. Seria um nome que não teria nenhuma interferência do então presidente. As diferenças, na minha opinião, estão em quem cerca os candidatos.
TOTR: Por último, quais as sua expectativas em relação ao time para 2014?
Daniel Perrone: Não acredito que faremos um “super time”. 2014 será um ano difícil para o Tricolor. Além de ser um ano atípico (Copa NO Brasil), é um ano de troca de gestão. Mas como torcedor temos que torcer para que o time que será montado neste ano encaixe.
***
Para acompanhar as opiniões do Daniel Perrone você pode segui-lo no Twitter: @danielperrone
Acompanhe também o Daniel no Blog do Torcedor – http://globoesporte.globo.com/sp/torcedor-sao-paulo/platb
Entrevista por Guine
Siga no twitter
https://twitter.com/Guine_SPFC
Discussões e opiniões sobre futebol e sobre o Tri-Mundial.