PARA VOLTAR A SER SÃO PAULO, POR ARIEL MARTINS

Acervo SPFC

 

 

No final de 2013, após o até então pior ano da história do SPFC, o Tricolor On The Rock fez uma série de entrevistas com os são-paulinos mais influentes segundo nossa e equipe. Essa série se chamou: “Meu Tricolor em 2014″.

Pois bem, estamos aqui mais uma vez, após um ano em que mais uma vez o clube esteve perto de cair para a série B e a única coisa que o torcedor tricolor pode “comemorar” é o famoso: Time Grande Não Cai. Mais uma vez vamos fazer uma série de entrevistas, mais uma vez vamos convocar os tricolores para debater nosso SPFC em busca de sugestões de quem ama o clube.E alguém ama mais que o torcedor? Não.

O entrevistado de hoje é nosso colunista Ariel Martins, vamos às perguntas:

TOTR: Quem foi o grande responsável pelo péssimo ano do Tricolor e por quê?

 

Ariel: Se pensarmos que um clube de futebol (mesmo com suas particularidades) deve ser administrado como uma empresa, a responsabilidade deve ser dividida por quem fez o planejamento do time para esse ano! Começando pelo treinador, que planejou um elenco manco em algumas posições como a lateral esquerda, aonde no começo do ano só tinha um jogador para a posição, e aprovou uma troca sem pé nem cabeça com o Cruzeiro (Hudson por Neilton, que no meio do ano foi repassado ao Vitoria…). Passando pelo diretor de futebol, que não soube assimilar as baixas do elenco e se antecipar a essas saídas, e repôs algumas saídas com jogadores que não estavam à altura do SPFC (apesar de eu achar o elenco que terminou o ano melhor do que o que começou a temporada). E terminando pelo presidente que planejou a planejou a troca de treinador, tinha consciência que estava contratando um treinador inexperiente, e na primeira crise se esquivou da culpa jogando a responsabilidade totalmente nas costas desse treinador de uma forma covarde, já que ele como maior mandatário teria sim que assumir parte da culpa e ter dado melhores condições para que o treinador escolhido por ele conseguisse desenvolver um bom trabalho!

 

TOTR: Qual o principal motivo para o SPFC estar nessa situação? Elenco caro, bons treinadores, mas que; desde 2013 com exceção ao bom trabalho de 2014, vem colecionando fracassos e flertando com a segunda divisão?

 

Ariel: A meu ver é uma serie de fatores que fizeram com que nos últimos anos passássemos a lutar muito mais contra o rebaixamento do que por títulos, e esses fatores se iniciam lá atrás quando o 3º mandato do saudoso presidente Juvenal Juvêncio foi aprovado! Ali a semente da ganância e da briga pelo poder se instalou dentro do clube, e os frutos estão sendo colhidos ano a ano ate agora!

O mesmo grupo político vem administrando o clube desde 2002! Nenhuma! Absolutamente nenhuma perpetuação de poder é salutar! A partir disso, deixo com que cada um tire suas próprias conclusões.

 

TOTR: Rogério Ceni iniciou o ano com técnico do SPFC, mas não suportou as eliminações no Paulista, Copa do Brasil, Sul-americana e o Z4 no Brasileiro; você acha que era a hora de Ceni? Como analisa o trabalho dele no comando tricolor?

 

Ariel: Já vou deixar bem claro que sou da ala que sabe separar o M1TO Rogério Ceni, do treinador Rogério Ceni!

Quem teve a oportunidade de conversar comigo quando anunciaram a contratação do Rogério como treinador sabe que desde o inicio eu tive o pé atrás quanto a isso! E não por não achar o Rogério capacitado, fiquei com o pé atrás porque achava que ele estava pulando etapas! A meu ver ele deveria ter assumido algum time da categoria de base do clube por um tempo, depois passado um tempo como auxiliar do time profissional, para depois sim assumir como treinador! E tomo como exemplo dois treinadores, um deles para mim é o melhor treinador do mundo e um dos maiores da historia que é o Pep Guardiola! Que começou treinando as categorias de base do Barcelona e depois, mais preparado foi treinar o time principal. O outro é o Zidane, que começou treinando o time B do Real Madrid, passou um tempo como auxiliar do time principal e depois sim assumiu como treinador da equipe.

As três eliminações em um mês e ter deixado o time na zona do rebaixamento, fez com que as pessoas tenham uma visão do trabalho do Rogério como fraco, e pensando em resultado no campo, foi mesmo! Mas analisando o trabalho dele pela idéia de futebol que foi apresentada no inicio da temporada podemos ter esperança que veremos um treinador que montara times com DNA ofensivo e de futebol vistoso, mas que precisa sim buscar certo equilíbrio entre ataque e defesa. Infelizmente a pressão da imprensa e de parte da torcida fez o Rogério se perder um pouco e o jogo chave para isso foi a derrota de 3×0 no clássico contra o Palmeiras no Campeonato Paulista.

Torço muito para que o Rogério faça um grande trabalho no Fortaleza, se consolide na carreira e daqui a alguns anos volte para o SPFC para ganhar mais títulos como treinador!

– 

TOTR: Para alguns torcedores um dos erros da direção é a constante mudança de treinadores, você concorda com essa afirmação? Sobre Dorival, você acha que ele deve ser mantido ou deve sair? Se sair, quem você contrataria?

 

Ariel: Desde a saída do Muricy em 2009, tivemos treze treinadores! Treze treinadores em oito anos! Isso sem contar às vezes que Milton Cruz assumiu como interino! Ao mesmo tempo, um de nossos rivais teve sete treinadores no mesmo período, sendo que dois deles treinaram o time por longos períodos, e nesse período o time deles foi campeão de praticamente todos os campeonatos disputados! Isso mostra o quanto acreditar em um trabalho, manter o treinador e dar material humano para que ele desenvolva seu trabalho, da certo!

Acredito que a implantação de uma filosofia, um modelo de jogo que se adote desde as categorias de base ate o time profissional seja o caminho certo para fazer o São Paulo voltar a ser aquele São Paulo vencedor! As ultimas duas eras vencedoras do clube se deram a partir disso! De uma adoção de modo de jogo que foi repetida por algum tempo! A era Telê, de 90 a 94 e depois a era Muricy, de 2006 a 2009!

Eu acho sim que Dorival deva ser mantido como treinador para 2018, assim como acreditava que o Ricardo Gomes deveria ter sido mantido para 2017 (mas isso é papo para outra discussão…rs). Analisando friamente, Dorival pegou um time praticamente sem um padrão tático e mesmo diante das dificuldades e talvez errando inicialmente em algumas escolhas conseguiu dar um padrão ao time e fazer um bom segundo turno no Campeonato Brasileiro! Creio que com a pré temporada para trabalhar e com a chegada de jogadores em algumas posições chave, ele possa fazer um excelente trabalho em 2018!

 

TOTR: O elenco tricolor está entre os mais caros do país e conseguiu apenas a 13ª campanha no Brasileiro além de eliminações no Paulista, Copa do Brasil e Sul-americana; levando em conta que times com orçamentos mais baixos conseguiram resultados importantes, qual você acha que deveria ser a política do São Paulo? Salários altos, jogadores baratos, apostar na base?

 

Ariel: Esse é um assunto que mereceria ate um post para o Tricolor On The Rock! rs

Historicamente os times vencedores que o SPFC montou sempre foram formados pela mescla de alguns jogadores consagrados ou os chamados medalhões, jogadores operários (que se destacavam em times menores) e jogadores das categorias de base. E acho que é essa a política de contratações que o São Paulo deveria voltar a adotar para montar seus elencos!

TOTR: Qual o setor ou setores que em sua opinião nosso time mais precisa de reforços?

 

Ariel: A espinha dorsal do time já esta formada e é muito boa! Arboleda, Rodrigo Caio (Que sim! É muito bom jogador!), Jucilei (que tem que ser mantido), Petros, Hernanes (tem que se fazer um esforço para mante-lo pelo menos ate o fim de 2018!), Cueva e Lucas Pratto, esses são os jogadores que formam a base para o nosso time do ano que vem!

Precisamos de um goleiro que chegue para jogar! Apesar de o Sidão ter terminado bem a temporada.

Precisamos urgentemente reforçar as duas laterais!

Precisamos de pelo menos mais um meia, porque provavelmente só teremos Hernanes ate o meio do ano e ainda existe a possibilidade da saída do Cueva após a Copa do Mundo.

Precisamos de pelo menos um atacante de lado, o famoso ponta, que tenha o drible e desequilibre jogos!

E também um bom centro avante para a reserva ou ate mesmo para atuar ao lado de Lucas Pratto!

TOTR: Setores da torcida criticavam muito o trabalho de Pinotti, como você avalia o trabalho dele? Você gostou da troca por Raí? Qual sua expectativa com relação ao trabalho do ídolo tricolor no comando do futebol?

 

Ariel: Analisando friamente o trabalho do Pinotti, ele talvez tenha demorado um pouco para assimilar e não se antecipou as baixas que tivemos no elenco, avaliou mal na hora de fazer algumas contratações, mas em algumas reposições para as saídas acertou! Como nas contratações de Petros e principalmente Hernanes! Alem disso, o que era evidente é que ele sabia conduzir as negociações, mas talvez faltasse a ele aquela malandragem do “boleiro” para lidar com o vestiário! Por isso eu defendia a contratação de um gerente que o auxiliasse nessa parte do trabalho. (Apesar de que pelas declarações de alguns atletas ele parecia ser alguém no qual os atletas respeitavam e tinham certo apreço!).

Já que teve que ocorrer a troca, achei o nome do Raí uma excelente escolha!

Diferente de grande parte da mídia e de muitos torcedores que leio nas redes sócias, não acredito que Raí será usado como escudo e acredito que ele sabe muito bem aonde esta se metendo, pois ate semana passada fazia parte do Conselho Consultivo do clube e conhece a real situação e tudo o que essa gestão vem fazendo. Minha expectativa é a melhor possível com relação ao trabalho dele a frente do futebol, desde que o presidente Leco não se meta na gestão de futebol e deixe o Raí com carta branca para colocar tudo o que ele planeja em pratica! A coletiva dele na apresentação como diretor foi um belo cartão de visitas!

 

TOTR: Existe informações de que a atual administração estaria pagando as dívidas do clube com austeridade e vendendo jogadores, você tem alguma informação nesse sentido? Como você vê essa política? Esse é o caminho certo?

 

Ariel: Desde 2015 quando Leco assumiu provisoriamente após o impeachment do presidente Aidar é falado dessa tentativa de redução da divida! Eu espero que depois de tantas vendas nesses últimos dois anos a divida realmente tenha diminuído consideravelmente!

Muitos erros de gestão e soberda de alguns dirigentes fizeram com que o clube chegasse a esse estado e dependesse de pelo menos uma venda de jogador por ano para diminuir a divida e não ficar devendo salários e premiações aos jogadores. Acredito que o correto é ter um equilíbrio para que as vendas não prejudique o desempenho esportivo do time, já que estar disputando e ganhando títulos também é uma forma de se capitalizar assim conseguindo cumprir todos os compromissos financeiros do clube!

Se a divida realmente diminuiu ou estiver diminuindo mostra que a gestão esta no caminho certo, mesmo o time passando por essas dificuldades nos últimos anos. O que faltou a meu ver foi o presidente Leco ter vindo a publico quando assumiu provisoriamente lá em 2015 e ficou a par da situação do clube, jogar limpo com a torcida! Falar que devido às dividas sofreríamos por algum tempo para poder quitá-las. E outra ação legal que vem sendo pedida por muitos torcedores nas redes sociais e que começou com o perfil Finanças Tricolor (@financasSPFC) no Twitter é que seja divulgado balanços trimestrais por parte do SPFC mostrando a situação financeira real do clube como a evolução do pagamento das dividas!

Além de se encontrar um equilíbrio entre quitar as dividas e montar times competitivos, o mais importante no momento é que a direção comece a colocar em pratica o novo estatuto do clube aprovado no começo desse ano pelo conselho! E isso é uma coisa que não estamos vendo nas nomeações para os cargos diretivos do clube! A profissionalização da gestão se faz cada vez mais necessária, e com certeza a partir do momento em que a direção do clube for profissionalizada, voltaremos a ser o clube diferenciado que sempre fomos!

TOTR: Por último, quais as suas expectativas em relação ao time para 2018?

 

Ariel: Meus amigos brincam comigo dizendo sempre que sou muito otimista quanto ao São Paulo! rs

Por mais difícil que seja acreditar, não a mal ou má fase que perdure para sempre! Então a minha expectativa para 2018 é ver o SPFC disputar títulos! Acredito que temos um time bom, que com alguns reforços, tendo a pré temporada para ser trabalhado e a continuidade do trabalho do Dorival, possa sim entrar forte nas competições que irá disputar no ano que vem!

E depois do que nossa torcida fez esse ano, ela pode ser considerada parte do time né?! Então espero que a diretoria continue adotando a política de preços acessíveis e que o Morumbi esteja novamente lotado o ano todo! Porque se esse ano nós ajudamos a tirar o time da lama, no ano que vem levaremos ele as glórias!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.