PARA VOLTAR A SER SÃO PAULO; POR FERNANDO PEREIRA

Acervo SPFC

 

 

No final de 2013, após o até então pior ano da história do SPFC, o Tricolor On The Rock fez uma série de entrevistas com os são-paulinos mais influentes segundo nossa e equipe. Essa série se chamou: “Meu Tricolor em 2014″.

Pois bem, estamos aqui mais uma vez, após um ano em que mais uma vez o clube esteve perto de cair para a série B e a única coisa que o torcedor tricolor pode “comemorar” é o famoso: Time Grande Não Cai. Mais uma vez vamos fazer uma série de entrevistas, mais uma vez vamos convocar os tricolores para debater nosso SPFC em busca de sugestões de quem ama o clube. E alguém ama mais que o torcedor? Não.

O entrevistado de hoje é nosso colunista Fernando Pereira, vamos às perguntas:

TOTR: Quem foi o grande responsável pelo péssimo ano do Tricolor e por quê?

  

Fernando: Seguramente a diretoria mais especificamente o Presidente Leco que trabalhou apenas pra sua eleição com atitudes pra lá de populistas como colocar Rogério Ceni, ídolo da torcida como treinador e trazer Lucas Pratto esquecendo de outras posições carentes do time,depois a  (re) montagem do time no meio do ano com a saída de diversos jogadores

 

TOTR: Qual o principal motivo para o SPFC estar nessa situação? Elenco caro, bons treinadores, mas que; desde 2013 com exceção ao bom trabalho de 2014, vem colecionando fracassos e flertando com a segunda divisão?

 

Fernando: Não há um prosseguimento de uma filosofia como vemos no atual campeão brasileiro, o atual treinador campeão brasileiro segue a mesma filosofia de grupo, de tática e de outros treinadores campeões como Tite, o SP teve muita instabilidade trocando técnicos e sempre começando com uma filosofia diferente a cada ano: Bauza, Osorio, são bons treinadores mas completamente diferentes nas suas ideias, conta muito o fato do time não ter tido um diretor de futebol, o que prejudica a estabilidade da filosofia diretiva e técnica do time.

 

TOTR: Rogério Ceni iniciou o ano com técnico do SPFC, mas não suportou as eliminações no Paulista, Copa do Brasil, Sul-americana e o Z4 no Brasileiro; você acha que era a hora de Ceni? Como analisa o trabalho dele no comando tricolor?

  

Fernando: Rogério tentou uma filosofia nova no São Paulo mas o time tomava muitos gols, o grande fato é que a cada semana o time foi perdendo jogadores e Rogério sabendo ou não disso que o clube venderia: Thiago Mendes, Luís Araújo, além disso algumas escolhas de Ceni foram equivocadas como é o caso de Neilton, logo vejo que Rogério pecou por sua inexperiência mas teve uma imensa falta de apoio da presidência pois quando o time fracassou foi jogado aos leões.

 

Totr: Para alguns torcedores um dos erros da direção é a constante mudança de treinadores, você concorda com essa afirmação? Sobre Dorival, você acha que ele deve ser mantido ou deve sair? Se sair, quem você contrataria?

Fernando: Concordo que o São Paulo sofre com a constante troca de treinadores, a falta de estabilidade técnica prejudica a tática e técnica do time, particularmente não gosto do trabalho de Dorival, acho que o treinador pecou em muitas substituições e algumas escalações, acho que resultados como a derrota contra o Fluminense e o empate contra a Chapecoense no Brasileirão estão na conta de Dorival, com a montagem do elenco e a chegada de alguns jogadores novos Dorival pode dar certo, se tivesse que trocar de treinador traria um nome que acho que fez um grande trabalho este ano com um elenco tão fraco como o do Botafogo: Jair Ventura.

Totr: O elenco tricolor está entre os mais caros do país e conseguiu apenas a 13ª campanha no Brasileiro além de eliminações no Paulista, Copa do Brasil e Sul-americana; levando em conta que times com orçamentos mais baixos conseguiram resultados importantes, qual você acha que deveria ser a política do São Paulo? Salários altos, jogadores baratos, apostar na base?

 

Fernando: Acho que deveria se encontrar um equilíbrio, o São Paulo contratou mal esta temporada pois tem um bom meio campo e laterais que deixam a desejar tanto que precisou se improvisar um zagueiro na lateral, a base do São Paulo é excelente jogadores como: Shaylon, Brenner se bem lapidados podem fazer muito sucesso em 2018.

 

Totr: Qual o setor ou setores que em sua opinião nosso time mais precisa de reforços?

 

Fernando: Creio que no gol, na zaga, um lateral esquerdo pois não acho que o razoável Edimar seja a solução pro time, um lateral direito e um atacante pra jogar ao lado de Pratto.

Totr: Setores da torcida criticavam muito o trabalho de Pinotti, como você avalia o trabalho dele? Você gostou da troca por Raí? Qual sua expectativa com relação ao trabalho do ídolo tricolor no comando do futebol?

 

Fernando: Pinotti foi a pessoa errada na hora e no lugar errados, fez boas coisas como negociar jogadores que somaram muito ao time como Hernanes e se livrou de alguns nomes que já tinham de ter vazado do time faz tempo como: Lucão, Douglas, etc; porém sua falta de experiência na montagem do time, sua falta de habilidade em lidar com jogadores problemáticos como Cueva, a contratação de um jogador contundido como Maico mataram o seu trabalho, creio que a troca de Raí será muito melhor pro time pela experiência que Rai tem no futebol mas precisa ter autonomia pra executar o seu trabalho, não confio sinceramente no confuso trabalho de Leco mas acho que Raí falou o correto, o São Paulo precisa começar a desenvolver uma filosofia vencedora e creio que se Raí não sofrer interferências é o nome correto para isso.

 

TOTR: Existe informações de que a atual administração estaria pagando as dívidas do clube com austeridade e vendendo jogadores, você tem alguma informação nesse sentido? Como você vê essa política? Esse é o caminho certo?

 

Fernando: A venda desenfreada de jogadores evidencia isso mas o torcedor tinha que ter números transparentes sofre a dívida do time, balancetes serem divulgados sobre a real situação econômica da equipe, creio que sim a profissionalização do clube, não gastar mais do que se arrecada e limpar a casa que vem destruída desde o terceiro mandato de JJ é o caminho para isso.

  

Totr: Por último, quais as suas expectativas em relação ao time para 2018?

 

Fernando: Olha esperei muito do time com Rogério Ceni em 2017 e foi uma decepção enorme, vejo que o planejamento da temporada foi apenas pra  reeleger Leco, confio como disse antes no trabalho de Raí a frente da diretoria de futebol é um sujeito sério, que conhece de futebol e de gestão e se tiver autonomia para executar seu trabalho ajudará muito o São Paulo na temporada, estou olhando o time com desconfiança creio que temos um bom time e com alguns reforços pontuais pode dar liga e o São Paulo voltar a disputar títulos, mas acima de tudo algumas situações varzeanas que aconteceram no time nesta temporada não podem acontecer, estou confiante mas com um pé atrás no que o time possa fazer.

   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.