Uma Vez Rogério Ceni, Sempre M1to

Acervo SPFC

Olá, amigos da Nação Tricolor…

Eu escrevi esse texto no dia 24/10/2013 e esperei pra publicar aqui no site, lugar onde escrevo todas as terças. Assim como muitos, eu não poderia deixar de prestar minha homenagem para aquele que há muito tempo deixou de ser apenas um goleiro… Hoje dedico esse post para o meu ídolo e ídolo da nação tricolor: ROGÉRIO CENI!

Confesso que ao escrevê-lo, lágrimas rolaram dos meus olhos e pode até parecer exagero da minha parte, mas pra quem sabe o verdadeiro VALOR  e a verdadeira IMPORTÂNCIA  dele no nosso SPFC, entende perfeitamente esse sentimento. Essas lágrimas que caem toda vez que me deparo com a triste realidade: está chegando o dia que Rogério Ceni vai se aposentar.  Esse texto foi feito no calor da emoção numa noite que Rogério Ceni pegou tudo, inclusive o meu sono, numa noite que ele deu uma aula no gol, façanha essa que repete há 23 anos, mostrou mais uma vez porque é o melhor goleiro do Brasil e calou a boca de muitos críticos. O “velho”, como muitos o chamam, salvou mais uma vez o nosso tricolor, num jogo onde poderíamos ter sofrido uma goleada e mais do que isso, poderíamos ter sido eliminados da competição, se não fosse suas defesas lindas e  monstruosas.

Eu poderia escrever sempre sobre o M1to, elogiando-o e agradecendo, e mesmo assim seria o mínimo, porque qualquer palavra de carinho é pouca diante da grandiosidade de Rogério Ceni, um ‘muito obrigada’ seria pouco para oferecer para aquele que fez e ainda faz diferença nas nossas traves. Um cara que poderia ter sido apenas um bom goleiro, assim como muitos que existem hoje no futebol, mas ele foi muito além disso… Além de defender lindamente, ele também nasceu com o dom de fazer gols, destacando em seu currículo 112 gols até o presente momento, número que muitos jogadores, intitulados como “ARTILHEIRO” não possuem em sua carreira…

O que é um ÍDOLO? Dentre muitos significados, aqui expresso o que o define:  ‘pessoa a quem se atributa grande admiração, demasiado respeito ou excessivo afeto” E o que é LENDA? Meu significado para essa palavra é: ROGÉRIO CENI!

Sim, no futebol ele é uma lenda e é meu ídolo, assim como é da maioria dos torcedores da nação tricolor. Um ídolo não se faz da noite pro dia. Eu cresci acompanhando sua carreira, mesmo muito novinha, me lembro do meu pai me ensinando o que significava SPFC. Foi com ele que aprendi a amar esse clube e serei eternamente grata a isso… Eu cresci acompanhando a carreira de Rogério Ceni, comemorando cada defesa, que sempre foi feita com as mãos, pés e o coração, vibrando por cada gol que ele fazia, me emocionando por cada palavra que ele dizia, me orgulhando dos títulos e taças (sem contar suas conquistas individuais), que ele levantou representando esse clube a quem ele sempre foi fiel e dedicou metade de sua vida. Cresci vendo ele crescer no SPFC, ser o destaque dos muitos elencos que nosso tricolor teve nesses últimos 23 anos , eu vi o tempo lhe tirar alguns fios de cabelo e trazer no lugar mais experiência, mais dedicação e mais amor ao SPFC… Eu vi ele se tornar o M1to, a lenda viva…

Não preciso defendê-lo, até porque ele é o REI das defesas, mas não  entendo porque muitos o criticam… Até entendo de certa forma quando essas criticas vem da impressa, canais televisivos, da mídia em geral ou de torcedores rivais, porque tudo isso é INVEJA. Eles não têm e nunca tiveram um profissional como Rogério Ceni, então querem a todo custo denegrir sua imagem, TENTANDO fazer com que uma história construída há tantos anos seja destruída por causa de 4 pênaltis perdidos… Mas quando se trata de torcedor são paulino isso me entristece muito e acho uma tremenda falta de gratidão. Ele não precisa ser o IDOLO de todo mundo, assim como ele não é perfeito, mas ele merece o mínimo de RESPEITO.  De fato os 4 pênaltis que ele perdeu foram mal cobrados, mas e daí? Quem nunca errou na vida que atire a primeira pedra ou então que faça os gols que ele perdeu. Pra mim ele continua batendo pênalti e pode errar quantas vezes quiser, ele tem créditos pra isso. Ele errou porque não se acovardou e só erra aquele que tem coragem de arriscar. Não é a toa que há anos veste a braçadeira de capitão.  É fácil se basear apenas no momento, ressaltando seus erros e o culpando, dizendo que o time perdeu partidas por causa dele, mas ninguém ressalta as defesas que fez e ainda faz, defesas essas que, muitas vezes, nos classificou e deram títulos pro nosso SPFC. NINGUÉM TEM O DIREITO DE APOSENTÁ-LO, senão ele mesmo… É ele que sabe das suas limitações, se pode continuar ou não!

Talvez seja um pouco de egoísmo da nossa parte querer que o M1to renove, mas qualquer que seja sua decisão será baseada no bem de todos: do clube e da torcida. Mas se ele aposentar, a camisa 01 deveria ser aposentada também.  Talvez mais do que um #RenovaM1to, se eu tivesse  o poder de pedir alguma coisa e ser atendida, seria #RejuvenesceMito, não porque eu o ache velho, pelo contrario, porque eu o vejo com a flexibilidade de um garoto, mas porque eu teria a certeza que ele continuaria por mais alguns anos defendendo nosso clube. Sentiremos saudades das suas defesas, de gritar ‘ROGÉÉRIO’, de sua comemoração e vibração ao ver o time vencendo, dos teus ensinamentos… É M1to, que falta você vai fazer…!!!

O futebol não terá outro cara igual a ele, aquele que dedicou metade de sua vida por esse clube, que abriu mão de muitos  finais de semana com a família  e de outros lazeres pra treinar cobranças de falta e de pênaltis, tudo no intuito de ser melhor em prol dessa entidade que ele tanto ama.  Outros goleiros virão (e que venham os melhores), mas ninguém vai ocupar o seu lugar… Ninguém é ETERNO? Eu discordo totalmente, pode ser que ele não seja eterno em campo, mas será eterno nas nossas lembranças, nas doces recordações, revendo todas as suas inúmeras defesas, os gols lindos vindos de seus pés, os conselhos de um verdadeiro mestre, da força e confiança que ele passa ao grupo nas preleções… Maior que o clube ele não é e nunca foi sua intenção ser, mas ele fez muita diferença nesses últimos 23 anos e se não fossem suas defesas e gols, talvez não tivéssemos os títulos que temos! Tudo isso porque  todos tem goleiros, mas só nós temos você: ROGERIO CENI! Um goleiro de outro mundo!!!!

Bendito seja aquele ano de 1990, quando o SPFC trazia Rogério Ceni ao clube…  Ali nascia um M1TO!!!! Obrigada pelas defesas, pelos gols, pelo amor, dedicação ao nosso SPFC.

MUITO OBRIGADA POR TUDO, ROGÉRIO CENI!!!! VOCÊ TEM O MEU ETERNO AGRADECIMENTO!

 

Uma semana maravilhosa pra vocês!

Saudações Tricolores!!!

Pâmela

Sigam-me no twiiter: @pamymichelon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.